Previdência Usiminas

Cenário Econômico

O Copom (comitê de política monetária), órgão do Banco Central do Brasil (BCB), aprovou novo corte de 50 pontos base na Selic na reunião ocorrida no último dia do mês, levando a taxa para 12,25% ao ano. Nas duas reuniões anteriores os cortes também foram de 50 pontos, dando continuidade ao ciclo de queda da taxa de juros, conforme esperado pelo mercado. No comunicado, o comitê informou que a decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para próximo da meta no horizonte de tempo relevante, que inclui o ano de 2024 e o de 2025.

A inflação do país medida pelo IPCA foi de 0,24% em outubro, ante uma alta de 0,26% em setembro. O maior impacto individual no resultado de outubro veio dos preços das passagens aéreas, que subiram 23,70% na comparação com o mês anterior. Esse item já vinha de uma alta de 13,47% em setembro. No ano, a inflação acumulada do país é de 3,75% e, nos últimos 12 meses, de 4,82%.

No mercado internacional, as taxas de juros dos principais títulos do tesouro americano tiveram aumento nas taxas negociadas, causando desvalorização nos ativos de risco globais. Com isso, o Ibovespa, que é o principal índice da bolsa de valores brasileira, teve queda de 2,94% no mês refletindo essa aversão ao risco por parte dos investidores internacionais.

Um ponto que merece atenção é o conflito entre Israel e Hamas iniciado no dia 7 de outubro de 2023, culminando com a declaração de Guerra por porte de Israel no dia seguinte. Esse conflito, embora não tenha gerado grandes impactos na economia, aumentou a volatilidade dos ativos e o receio de uma escalada da guerra com a entrada de outros países.

Rentabilidade dos perfis

Conservador

Os ativos marcados a mercado atrelados à inflação tiveram resultados majoritariamente negativo, sendo que os de prazos mais longos tiveram desvalorização mais forte que os de prazos menores, como observado pelo retorno de –0,98% do IMA-B 5+ e de -0,31% do IMA-B 5. Já os títulos públicos marcados à vencimento, ou seja, que não possuem oscilação de preços em função de negociações no mercado, registraram retorno moderado em função da menor variação da inflação no período (IPCA). Os ativos atrelados ao CDI seguem apresentando bom retorno em função da alta taxa Selic, mesmo após o terceiro corte de 0,5 pontos percentuais. Cabe registrar que o segmento de crédito privado corporativo segue se recuperando da crise vivida no início do ano, contribuindo para o desempenho da renda fixa. Nesse cenário a carteira de renda fixa valorizou 0,78%. A rentabilidade do fundo multimercado, pertencente ao segmento de investimentos estruturados, foi negativa em -0,05%, já a carteira de empréstimos apresentou resultado positivo de 1,32%. Com isso, o perfil Conservador apresentou rentabilidade positiva de 0,75%.

Moderado e Agressivo

A carteira de renda variável apresentou rentabilidade negativa de 3,85% em outubro, contra o Ibovespa de -2,94%. O segmento de investimentos estruturados também apresentou rentabilidade negativa de 0,04%. Estes segmentos foram afetados principalmente pela saída de capital estrangeiro da bolsa brasileira devido a elevação significativa dos juros dos títulos americanos, o que aumentou a volatilidade de todos os ativos de riscos. A carteira de investimentos no exterior também apresentou rentabilidade negativa, encerrando o mês de outubro com desvalorização de 3,45%, motivada pela subida dos juros americanos. Nessa conjuntura, o perfil moderado apresentou desvalorização de 0,23%, já o perfil agressivo apresentou rentabilidade negativa de 1,14% no mês.

Vitalício

A carteira de renda fixa apresentou rentabilidade de 0,63%. Os títulos públicos marcados à vencimento, ou seja, que não possuem oscilação de preços em função de negociações no mercado, registraram retorno moderado em função da inflação controlada. Essa categoria de títulos representa a maior alocação no Vitalício. Os ativos atrelados ao CDI seguem apresentando bom retorno em função da alta taxa Selic, mesmo após o terceiro corte de 0,5 pontos percentuais. Cabe registrar que o segmento de crédito privado corporativo segue se recuperando da crise vivida no início do ano, contribuindo para o desempenho da renda fixa. A carteira de empréstimos apresentou resultado positivo de 1,28%. Com isso, no consolidado a parcela Vitalícia apresentou rentabilidade positiva de 0,63%, contra 0,49% do seu benchmark (INPC + 4,52%).

Ressaltamos que os investimentos realizados nos planos de previdência complementar, pela sua natureza, são de longo prazo. Portanto, no curto prazo é comum acontecerem variações. Por isso, o mais indicado é avaliar o retorno em janelas de tempo maiores.

 

Para visualizar as cotas do Usiprev, clique aqui.
WordPress Lightbox