Previdência Usiminas

Conheça a Previdência Usiminas

A Previdência Usiminas nasceu em 28 de agosto de 1972, fruto da iniciativa da tradição de duas entidades: Caixa dos Empregados da Usiminas – Caixa, instituída em agosto de 1972 pela Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A – Usiminas; e Fundação Cosipa de Seguridade Social – Femco, instituída em agosto de 1975 pela Companhia Siderúrgica Paulista – Cosipa. 

A Entidade cresceu e se tornou mais forte, especialmente com a incorporação da Fundação Cosipa de Seguridade Social, oficializada em 2012.  A partir deste importante passo, a Entidade passou a se chamar Previdência Usiminas. 

Entidade multipatrocinada, sem fins lucrativos e com autonomia administrativa e financeira, a Previdência Usiminas está sediada na cidade de Belo Horizonte (MG) e possui filiais em Ipatinga (MG), Santos (SP) e Cubatão (SP).

Atualmente, a Entidade administra quatro planos de benefícios de natureza previdenciária das empresas Usiminas, são eles:

  • Plano de Benefício Definido – PBD, instituído em 1975 e fechado para novos ingressos desde 1°/12/2000.
  • Plano de Benefícios 1 – PB1, instituído em 1972 e fechado para novos ingressos desde 11/11/1996.
  • Plano Misto de Benefícios Previdenciários n° 01 – Cosiprev, instituído em 2000 e fechado para novos ingressos desde 1°/05/2009.
  • Plano de Benefícios 2 – Usiprev, instituído em 1998 e único plano de benefícios atualmente aberto para novas adesões. É ofertado aos empregados das empresas do grupo Usiminas.

Missão

Administrar planos de benefícios de natureza previdenciária por meio de uma gestão eficaz dos recursos, cumprindo os compromissos contratados perante seus participantes e assistidos.

Visão

Transformar o futuro dos participantes contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Valores

Integridade
Comprometimento
Zelo
Excelência
Transparência
Diversidade e inclusão
Pessoas

Linha do tempo

Linha do tempo

A Previdência Usiminas apresenta com satisfação uma trajetória marcada por desafios, importantes conquistas e comprometimento com seus participantes, assistidos e patrocinadoras. Confira a seguir os principais momentos dessa história!

Instituição da Caixa dos Empregados da Usiminas – CAIXA, em 28 de agosto de 1972.
Inicia-se em 1º de agosto de 1975 as atividades da Fundação de Seguridade Social dos Empregados Cosipa – FEMCO.

– Alteração da razão social para Fundação Cosipa de Seguridade Social- FEMCO.

– Em todos os exercícios abaixo mencionados será necessário substituir a denominação “Fundação Cosipa de Seguridade Social – FEMCO” por “Fundação Cosipa de Seguridade Social – FEMCO”.

– Mudança da Sede da CAIXA para o Edifício da Usiminas.

– Implantação do sistema de credenciamento médico-odontológico e hospitalar aos assistidos.

Convênios de Adesão com empresas da holding estatal Siderbrás.

– Privatização da Usiminas.

– Criação do Clube de Investimentos Usiminas – CIU.

Privatização Companhia Siderúrgica Paulista – COSIPA.
Inserção dos representantes dos participantes e assistidos nos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
Inauguração do Centro Empresarial do Aço – CEA.

– Fechamento do Plano de Benefícios 1 – PB1 para o ingresso de novos participantes.

– Secretaria de Previdência Complementar – SPC aprova em 13/11/1996 o Plano USIPREV.

Lançado em agosto o novo Plano de Benefícios, destinado aos colaboradores das empresas Usiminas, o USIPREV.


Fundação Cosipa de Seguridade Social – FEMCO 

FEMCO é a primeira Entidade de Previdência a obter a Certificação NBR ISO 9002 para “administração de planos de benefícios”.

Aprovado, pela SPC, o convênio de Adesão da UNIGAL ao Plano USIPREV.

Fundação Cosipa de Seguridade Social – FEMCO

Implantação do Plano de Benefícios COSIprev e fechamento do Plano PBD.

– Reaberta nova oportunidade para que os Participantes do PB1 migrem para o Plano USIPREV.

– A CAIXA inaugura a sua página na internet: www.caixausiminas.com.br.

Fundação Cosipa de Seguridade Social – FEMCO

Criação de um posto de atendimento na Usina de Cubatão.

– Fim do financiamento das ações do Clube de Investimento da Usiminas com a aquisição pela CAIXA das ações dos empregados que se interessaram pela venda. Através da CAIXA fica mantida a representatividade dos empregados no controle acionário da Usiminas.

– Inaugurado em agosto as novas instalações do escritório da CAIXA em Ipatinga/MG.

O Plano de saúde dos colaboradores da Cosipa, administrado pela FEMCO desde 1978, passa a ser gerido pela Fundação São Francisco Xavier.
Criação do Site da FEMCO: www.femco.org.br.
Implantação da Matriz de Risco como instrumento de controles internos.

Caixa dos Empregados da Usiminas – CAIXA

Implementado em junho o novo site da CAIXA.

Fundação Cosipa de Seguridade Social – FEMCO

Implantação do Planejamento Estratégico Integrado.

Caixa dos Empregados da Usiminas – CAIXA

– No 2º semestre de 2008 a CAIXA recebeu a adesão dos colaboradores das Minas J.Mendes, adquiridas pela Usiminas, como participantes do Plano USIPREV.

– Em Abril a SPC aprovou alterações no Estatuto da CAIXA no que diz respeito ao prazo do mandato da Diretoria Executiva de 1 (hum) para 2 (dois) anos, compatibilizando com os mandatos dos Conselhos Deliberativos e Fiscal. Foram ainda atualizadas as competências do Conselho Fiscal de promovidos ajustes de redação.

Caixa dos Empregados da Usiminas – CAIXA

– Formalização de mais um importante instrumento para as boas práticas de gestão: o Código de Ética.

– Usiminas lança a sua nova identidade corporativa, que também é a plataforma de uma arquitetura unificada de marcas para as empresas do grupo. Previdência Usiminas passa a ser a marca que representa seus dois Fundos de Pensão: CAIXA e FEMCO.

– Aprovado pela SPC em março a retirada de patrocínio da Corretora de Seguros Timbiras Ltda. dos Planos de Benefícios administrados pela Entidade.

Fundação Cosipa de Seguridade Social – FEMCO

– Incorporação da COSIPA pela USIMINAS.

– Usiminas lança sua nova identidade corporativa, que também é a plataforma de uma arquitetura unificada de marcas para as empresas do grupo. Previdência Usiminas passa a ser a marca que representa seus dois Fundos de Pensão: FEMCO e CAIXA.

– Inclusão da Usiminas Mecânica como patrocinadora do Plano COSIprev.

– Formalização da Usiminas como patrocinadora dos Planos PBD e COSIprev, através de “convênio de adesão.

– Fechamento do Plano COSIprev para novas adesões a partir de 1° de maio 2009.

– Recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade por mais um ciclo, até 25/11/2012.

Aprovado em Outubro pela PREVIC o 1° Termo Aditivo ao Convênio de Adesão das empresas Patrocinadoras dos Planos PB1 e USIPREV.

– Aprovado em Agosto pela PREVIC o convênio de adesão de 06 (seis) novas Patrocinadoras do Plano USIPREV: Automotiva Usiminas S.A., Fundação Cosipa de Seguridade Social – FEMCO, Mineração Usiminas S.A., Rios Unidos Logística e Transportes de Aço S.A., Soluções em Aço Usiminas S.A., Tubomac S.A. – Tubos e Materiais de Construção.

– Abertura de um novo canal de comunicação, o 0800. O canal amplia o atendimento e a comunicação da CAIXA com seus Participantes e Assistidos.

Fundação Cosipa de Seguridade Social – FEMCO

Aprovado em agosto pela PREVIC o Convênio de Adesão realizado entre a FEMCO e a Caixa dos Empregados da Usiminas – CAIXA, na condição de patrocinadora do Plano USIPREV, em relação aos seus colaboradores.

Caixa dos Empregados da Usiminas – CAIXA

Aprovado em abril, pela PREVIC , as alterações Regulamento do Plano USIPREV. As melhorias introduzidas no Plano incluem a opção por Perfis de Investimento.

– Inaugurado posto de atendimento da CAIXA em Cubatão/SP.

– Em 21/06/2011 a CAIXA e a Fundação Cosipa de Seguridade Social – FEMCO passam a ter o mesmo Presidente e Diretor-Financeiro. A nova estrutura administrativa reforça a integração das Entidades.

– Em 7 de novembro, é protocolado junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) o processo de incorporação da FEMCO pela Caixa dos Empregados da Usiminas

– CAIXA, a qual passará a denominar-se, a partir da aprovação, Previdência Usiminas.

– Ainda em novembro a CAIXA participa da reestruturação societária da Usiminas, que resulta em novo aditivo ao antigo acordo de acionistas da Siderúrgica e na assinatura de contratos com os grupos Nippon Steel e Ternium para a venda de 1/3 das ações emitidas pela Siderúrgica detidas pela CAIXA.

Fundação Cosipa de Seguridade Social – FEMCO

– A partir de 21 de junho de 2011 as Entidades FEMCO e Caixa dos Empregados da Usiminas – CAIXA, passam a ter o mesmo Presidente e Diretor -Financeiro. A nova estrutura administrativa reforça a integração das Entidades.

– Em 7 de novembro, foi protocolado junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, o processo de incorporação da FEMCO pela Caixa dos Empregados da Usiminas

– CAIXA, a qual passará a denominar-se, a partir da aprovação, Previdência Usiminas.

Na edição do Diário Oficial da União de 23/01/2012 foi publicada a Portaria PREVIC nº 18, de 20/01/2012 que aprovou o Convênio de Adesão celebrado entre a Fundação Cosipa de Seguridade Social – FEMCO e a Mineração Usiminas S/A, na condição de Patrocinadora do Plano Misto de Benefícios Previdenciários nº 01 – COSIprev. – Em 27/01/2012, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria PREVIC nº 29, de 26/01/2012 que aprovou o Convênio de Adesão celebrado entre a Fundação Cosipa de Seguridade Social – FEMCO e a Soluções em Aço Usiminas S/A, na condição de Patrocinadora do Plano Misto de Benefícios Previdenciários nº 01 – COSIprev. – Por meio do Ofício 964/CGTR/DITEC/PREVIC de 28/03/2012 a PREVIC aprovou o protocolo de intenção de incorporação da FEMCO pela CAIXA e as alterações dos regulamentos dos planos das duas Entidades para se adequarem à nova denominação social. As aprovações foram publicadas no DOU, de 30/03/2012 pela Portaria nº 165, de 29/03/2012. – Por meio da Portaria nº 273, de 29/05/2012, publicada no Diário Oficial da União de 30/05/2012, foram aprovadas pela PREVIC as alterações propostas para o Estatuto da então Caixa dos Empregados da Usiminas – CAIXA com o objetivo de incluir o dispositivo para registrar, expressamente, a incorporação da FEMCO. Foram ainda aprovados os Termos Aditivos aos Convênios de Adesão dos quatro planos administrados pela Previdência Usiminas. – Com o levantamento do acervo patrimonial e transferência dos ativos e obrigações da FEMCO à Entidade sucessora, ocorre em 30/06/2012 a efetiva incorporação. Face ao processo, foram criadas no período as filiais da Previdência Usiminas em Santos e Cubatão/SP. – Em um novo momento, a Previdência Usiminas reformula em julho seu jornal impresso e suas páginas eletrônicas na internet e intranet. Os veículos de comunicação, remodelados com novos leiautes e bem mais dinâmicos, foram concebidos para reunir informações relativas à gestão dos quatro planos de benefícios. – A revista Fundos de Pensão nº 382 de setembro-outubro/2012, publicada pela ABRAPP, já considerou em sua estatística sobre as EFPC’s, a Entidade “Previdência Usiminas”. A nova Entidade, nasce ocupando o 16º lugar no ranking dos fundos de pensão, de um total de 265 fundos, na classificação por total de Investimento. Levando em conta a classificação de Entidades do setor privado, a Previdência Usiminas assume a 7ª colocação no ranking.
Em busca da melhoria contínua do relacionamento com seu público, foi aplicada no primeiro quadrimestre/2013 a 1ª pesquisa de Qualidade do Atendimento da Entidade na sede e filiais. Do total de pesquisados, 99% consideraram o atendimento entre ótimo e bom, sendo apurados os seguintes resultados: Ótimo: 77,96% – Bom: 21,15% – Regular: 0,79% – Ruim: 0,10%. – Implementadas em março as novas regras para contratação do empréstimo simples, com destaque para as opções pelas modalidades de parcelas pré ou pós fixadas. As novas regras visaram, primordialmente, uniformizar os procedimentos de concessão adotados para os Participantes e Assistidos após a incorporação da FEMCO, ocorrida em 2012. – Por meio da Portaria nº 309, de 29/05/2013, publicada no Diário Oficial da União de 31/05/2013, a PREVIC aprovou as alterações no Estatuto da Previdência Usiminas. O principal motivo das alterações é a adequação dos procedimentos dos órgãos estatutários às atividades da Entidade, após a incorporação da FEMCO. – Por ocasião da venda de 100% das ações da Automotiva Usiminas S.A. para a Aethra – Sistemas Automotivos S.A., a patrocinadora apresentou à Previdência Usiminas, em junho, o pedido de retirada de patrocínio em relação ao Plano de Benefícios 2 – USIPREV. – Por meio da Portaria n° 360, de 28/06/2013, publicada no Diário Oficial da União de 02/07/2013, a PREVIC aprovou o encerramento da autorização para funcionamento da FEMCO como entidade fechada de previdência complementar. Com a autorização, foram cessados os efeitos da Portaria nº 1.600, de 23/05/1979, publicada no Diário Oficial da União, de 30/05/1979. – Durante os meses de agosto e setembro o Plano de Benefícios 2 – USIPREV foi submetido à ação de fiscalização da PREVIC. O órgão registrou em seu Relatório de Fiscalização que foram atendidas todas as orientações e determinações relativas ao procedimento. – Finalizado em agosto os procedimentos de fiscalização da PREVIC relativos à gestão do Plano de Benefícios 1 – PB1. O órgão registrou em seu relatório de fiscalização que foram atendidas todas as orientações e determinações que envolveram o processo, iniciado no exercício anterior. – Remodelada, em outubro, a infraestrutura da área destinada ao atendimento dos participantes e assistidos que buscam informações ou serviços na sede da Entidade. A reestruturação do espaço foi uma medida adotada após análise dos

Retirada de patrocínio

Por meio da Portaria nº 18, de 17/01/2014, publicada no Diário Oficial da União de 20/01/2014, a PREVIC homologou o pedido de retirada de patrocínio da Automotiva Usiminas S.A., do Plano de Benefícios 2- USIPREV. O processo foi finalizado em Dez/2014, quando o referido órgão emitiu o Ofício nº 3859/CGTR/DITEC/PREVIC de 16/12/2014, comunicando à Entidade a Data Efetiva da Retirada de Patrocínio.

Filial da Previdência Usiminas em Santos ganha nova estrutura

Concluída no mês de maio a reformulação da estrutura da filial de Santos, que deixou o conjunto de salas do 5º e 6º andares do Edifício Ouro Branco e transferiu suas atividades para o andar térreo do mesmo prédio. A mudança propiciou a implantação de um novo layout onde os colaboradores passaram, a partir de então, a atuar de forma mais integrada obtendo respostas mais rápidas para as demandas internas. A reestruturação trouxe ainda a comodidade de um estacionamento com três vagas, entre as quais uma é destinada a idosos e outra a pessoas portadoras de necessidades especiais.

Conformidade e consistência

Visando monitorar e assegurar que as regras aplicáveis a cada plano de benefícios estão sendo cumpridas, bem como prevenir e controlar os riscos envolvidos na sua administração, a Previdência Usiminas contratou a  Rodarte Nogueira – consultoria em estatística e atuária – para realização de auditoria em sua Área de Benefícios. O período de abrangência das análises foi de agosto de 2004 a julho de 2014 , sendo avaliadas as principais atividades desenvolvidas nas unidades de Belo Horizonte, Ipatinga e Santos para gestão dos quatro planos administrados pela Entidade:  PB1, USIPREV, PBD e COSIprev. A empresa certificou que as atividades auditadas atenderam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, inexistindo informações contrárias às regras regulamentares e à legislação, nos planos administrados.

Manual de Governança

Aprovado pelo Conselho Deliberativo, em dezembro, o Manual de Governança da Previdência Usiminas. O objetivo do instrumento é consolidar os preceitos e normas destinados às melhores práticas de governança.

Aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar, por meio da Portaria PREVIC nº 189, de 13/04/2015, publicada no Diário Oficial da União de 14/04/2015 o pedido de alteração do Regulamento do Plano de Benefício Definido – PBD.
Aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar, por meio da Portaria PREVIC nº 50.056 de 29/12/2016, publicada no Diário Oficial da União de 30/12/2016, o pedido da alteração do Regulamento do Plano de Benefícios 2 – USIPREV.
– A Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, por meio da Portaria nº 35 de 18/1/2017, publicada no Diário Oficial da União de 20/1/2017, aprovou o pedido de alteração do Regulamento do Plano de Benefício Definido – PBD.

– Autorizado pela PREVIC por meio de licenciamento automático, com aplicação imediata ocorrida em 22 de junho de 2017, o Convênio de Adesão entre a Previdência Usiminas, Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESP) e Usiroll – Usiminas Court Tecnologia de Acabamento Superficial Ltda. em relação ao Plano de Benefícios 2 – USIPREV.

WordPress Lightbox