Home ▸ Nossos Planos ▸ Cosiprev ▸ Rentabilidade Cosiprev
Em maio, houve melhora no ambiente econômico global, com sinais de desaceleração da inflação em diversas regiões e avanços nas negociações comerciais entre EUA e China. No Brasil, os dados de inflação vieram abaixo do esperado, mas o anúncio de aumento de tributos para equilibrar as contas públicas gerou preocupações no mercado. A inflação, medida pelo IPCA, subiu 0,26% em maio, desacelerando frente ao mês anterior (0,43%). Em 12 meses, o índice atingiu 5,32%, ainda acima do teto da meta para 2025 (4,5%). O INPC, por sua vez, teve alta de 0,35% no mês e acumula 5,20% em 12 meses.
Segundo o último Relatório Focus do mês, o mercado projeta que o IPCA encerrará 2025 com alta de 5,46%. Para conter a inflação, a expectativa é de que a Selic seja mantida em patamar elevado, encerrando 2025 nos atuais 14,75% ao ano — nível alcançado após a alta na última reunião do Comitê de Política Monetária — Copom. No final de maio, o Ministério da Fazenda anunciou medidas para aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como alternativa para aumento da arrecadação. A proposta gerou fortes críticas e o governo voltou atrás em parte dela, como na cobrança de IOF sobre investimento em fundos no exterior.
No Boletim de Investimento mensal confira mais informações sobre o cenário econômico e sobre os investimentos e a rentabilidade do plano Cosiprev!
*Os perfis Moderado e Agressivo foram implementados em dezembro de 2020.
A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura.