Por que investir em previdência privada? Entre as vantagens está a oportunidade de contar com uma renda adicional para ter mais qualidade de vida no futuro. Atualmente, esse é um privilégio de apenas 2% dos brasileiros, que investem em um plano de previdência privada.
Mas essa realidade poderia ser diferente. Afinal, a previdência privada – também conhecida como previdência complementar – é um investimento vantajoso e bem mais acessível do que muitos podem pensar.
Por isso, veja a seguir 6 motivos para você começar a investir agora mesmo em um plano previdenciário.
1. Mais dinheiro para a aposentadoria
A ideia de previdência privada é ser uma renda complementar ao benefício de previdência social (INSS). Assim, um dos objetivos de contar com esse recurso é manter o padrão de vida na aposentadoria.
Com a previdência complementar você terá mais dinheiro entrando por mês . Isso irá ajudá-lo a pagar despesas que poderão surgir nessa fase, como por exemplo, gastos com saúde. Além disso, pode ajudar a realizar sonhos guardados ao longo da vida.
2. Não depender apenas do INSS
Atualmente, os gastos do INSS já são superiores à arrecadação . E esta situação tende a ficar cada vez mais preocupante. Segundo estimativas do Ministério da Previdência Social, o déficit do INSS deve mais do que dobrar até 2060.
O motivo é o aumento dos gastos do INSS com o pagamento dos benefícios de aposentadoria. Entre as razões para esse aumento estão: crescimento da população idosa, aumento da expectativa de vida e queda da taxa de natalidade.
Pensando nesse cenário, a previdência privada é uma alternativa mais segura para garantir uma renda na aposentadoria. Afinal, depender apenas do INSS poderá colocar em risco seu futuro financeiro.
3. Aproveitar a isenção fiscal no Imposto de Renda
Não é só durante a aposentadoria que a previdência complementar traga benefícios. É possível aproveitar hoje mesmo uma das vantagens de investir na previdência privada. Como? Obtendo isenção fiscal no Imposto de Renda!
No caso da previdência complementar como a oferecida por empresas que patrocinam planos previdenciários para os empregados, as contribuições feitas podem ser deduzidas no Imposto de Renda.
O limite de isenção é de até 12% da renda bruta tributável anual na declaração completa do Imposto de Renda.
Dessa forma, além de investir em seu futuro, você ainda economiza no presente!
4. Investimento seguro e rentável
O rendimento da previdência privada está ligado a fundos de investimentos variados. Dessa forma, aumentam as probabilidades de rentabilidade mais atrativas e seguras.
Essa é uma maneira de ter um melhor desempenho em relação às rentabilidades . Consequentemente, é possível preservar o patrimônio dos participantes dos planos, além de evitar eventuais perdas que possam ocorrer.
5. Investimento acessível
Há planos de previdência complementares fechados que podem ser iniciados com 0% de investimento. Exemplo disso é o plano Usiprev da Previdência Usiminas, exclusivo para os participantes. A depender da faixa salarial , é possível que o participante tenha o plano sem precisar contribuir mensalmente. Nesse caso, entra apenas a contrapartida da empresa patrocinadora em que o funcionário trabalha.
Mesmo para quem precisa fazer os depósitos para ter o plano, o investimento mensal é acessível. No caso da Usiprev, as contribuições são a partir de 2% do salário do participante.
6. Contrapartida da empresa
Um dos maiores diferenciais de planos de previdência complementar é contar com os depósitos mensais das empresas patrocinadas . Esse depósito da empresa é chamado de “contrapartida” ou “contribuição paritária”. Isso acontece no caso dos planos da Previdência Usiminas.
No plano Usiprev, por exemplo, funciona assim: a empresa em que o colaborador trabalha contribui com o mesmo percentual que ele todos os meses. É preciso, contudo, observar os limites vigentes no Regulamento do plano Usiprev.
Assim sendo, o valor da poupança previdenciária se multiplica, já que a empresa também contribui, promovendo um acréscimo no depósito mensal de até 100% logo na largada.
Gostou de conhecer alguns motivos de investir em previdência privada? Então, veja também este vídeo e saiba mais sobre os benefícios de ter um plano previdenciário:
Criado em 05.06.2024 | Atualizado em 05.06.2024