Pesquisa revela que apenas 2% dos entrevistados no país investem em previdência complementar  

Ainda são poucos os brasileiros que possuem previdência complementar. Conforme a 6ª edição da pesquisa “Raio X do Investidor”, divulgada neste ano, apenas 2% dos entrevistados investiram nesse tipo de aplicação em 2022. O estudo foi realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – Anbima, em parceria com o Datafolha, com o objetivo de levantar o perfil financeiro dos brasileiros. Ao todo, foram ouvidas 5.818 pessoas com 16 anos ou mais, de todas as classes sociais nas cinco regiões do país, com recortes também por geração, gênero, orientação sexual, etnia e escolaridade.

Apesar de ainda ser baixo, o percentual de investidores em previdência complementar aumentou em 2022 em comparação a 2021, quando apenas 1% dos entrevistados disseram fazer esse tipo de investimento. A caderneta de poupança continua sendo a preferida por 26% dos entrevistados. Depois, empatados com 4%, estão: fundos de investimento; títulos privados; e compras e venda de imóveis.

Maioria das pessoas não iniciou reserva financeira para aposentadoria

Segundo a pesquisa, a maioria dos “não aposentados” ainda não começou a separar uma reserva de recursos para a aposentadoria. Ao todo, somente 18% afirmaram que já começaram a destinar parte do orçamento para utilizar nesse período da vida. Outro dado preocupante é que 24% dos entrevistados disseram que não começaram a fazer uma reserva para a aposentadoria e não pretendem começá-la. Por outro lado, 58% disseram que ainda não começaram uma reserva para a aposentadoria, mas pretendem começar.

Além disso, 16% dos entrevistados disseram nem mesmo saber de onde virá a maior parte do dinheiro que os sustentarão na aposentadoria. Já 44%, isto é, quase a metade dos entrevistados, disseram que a maior parte do dinheiro que os sustentarão na aposentadoria virá do INSS. Isso significa que muitas pessoas poderão não conseguir manter o padrão de vida no futuro, uma vez que terão apenas a renda INSS.

Apenas 4% responderam que a maior parte do dinheiro virá da previdência privada, que é um investimento adotado por aqueles que visam manter a qualidade de vida no futuro.

Pesquisa da Previdência Usiminas também constata dados alarmantes

A Pesquisa Anual de Satisfação, realizada neste ano pela Previdência Usiminas com pessoas que ainda não aderiram ao plano previdenciário da Entidade, trouxe uma questão semelhante que revelou um dado ainda mais preocupante: 61,7% dos entrevistados disseram não ter pensado ainda sobre a aposentadoria. Como afirma o diretor financeiro da Previdência Usiminas, Sérgio Campos, são dados alarmantes, pois a expectativa de vida é cada vez maior e a prevenção pública no país passa por constantes mudanças. “O resultado nos chama atenção para o nosso enorme desafio social de sensibilizar, falar sobre educação previdenciária e financeira, e demonstrar a importância da renda complementar ao INSS para uma vida financeiramente equilibrada e digna no futuro”, destaca Sérgio.

Ele lembra ainda que a previdência complementar fechada é um investimento que não se encontra no mercado. “Na Previdência Usiminas, a cada real investido pelo colaborador na conta de aposentadoria, a empresa na qual ele trabalha deposita o mesmo valor todos os meses, até os limites definidos no regulamento”, ressalta ao explicar que, dessa forma, o investimento praticamente dobra de valor.

Clique aqui para acessar a pesquisa “Raio X do Investidor” da Anbima e Datafolha.

Clique aqui para saber mais sobre o resultado da Pesquisa Anual de Satisfação da Previdência Usiminas.

WordPress Lightbox