Com a adesão da Cofavi ao plano PBD, foram criados dois fundos: o Cofavi e o Cosipa. Mesmo sem recursos no Fundo Cofavi, ex-funcionários buscam benefícios de aposentadoria na justiça, impactando o Fundo Cosipa.
Acompanhe os principais marcos do Caso Cofavi desde a adesão ao PBD até o esgotamento de recursos do Fundo Cofavi, além das decisões judiciais e as medidas adotadas pela Previdência Usiminas para proteger o patrimônio dos participantes.
Confira as dúvidas mais frequentes sobre o Caso Cofavi e entenda como decisões judiciais têm colocado em risco os benefícios de milhares de aposentados e pensionistas, além de gerar insegurança jurídica no sistema de previdência complementar no Brasil.
Vídeo apresenta de forma didática a linha do tempo do caso e explica como decisões judiciais impactam o patrimônio previdenciário dos aposentados e pensionistas do plano PBD, vinculados ao Fundo Cosipa. A história começa em 1985, quando a Cofavi passou a patrocinar o mesmo plano de aposentadoria da Cosipa. O convênio de adesão ao plano previa dois fundos contabilmente separados: o Cosipa e o Cofavi. Após a Cofavi deixar de contribuir com o fundo em 1990 e ter a falência decretada em 1996, os recursos do Fundo Cofavi se esgotaram, resultando na interrupção dos pagamentos de benefícios.
Acompanhe notícias institucionais e reportagens publicadas na mídia sobre o Caso Cofavi
28 de agosto de 2025
18 de fevereiro de 2024
Contato exclusivo para o atendimento aos profissionais da imprensa sobre o Caso Cofavi: