Pela primeira vez Previdência Usiminas pesquisa nível de satisfação dos participantes em relação à Entidade

Grau geral de satisfação atinge 89% e palavras como confiança e transparência são espontaneamente citadas

Com o objetivo de ouvir os participantes ativos, aposentados e pensionistas em relação à satisfação com a Previdência Usiminas, a Entidade realizou neste ano, pela primeira vez, a Pesquisa Anual de Satisfação. Com índice geral de satisfação de 89%, a pesquisa apresentou resultados positivos e revelou pontos de melhorias.

A iniciativa faz parte de um dos projetos do Planejamento Estratégico da Entidade, iniciado em 2021 e tem o objetivo de medir a satisfação dos participantes e identificar os pontos de atenção para criar estratégias assertivas.

Foram ouvidas 1.400 pessoas de diferentes perfis, gênero, idade, localidade e plano de benefícios, no período de 10 de janeiro a 14 de abril deste ano. A pesquisa foi aplicada pelo Instituto PHD, que utilizou a metodologia de pesquisa Computer-assisted Telephone Interviewing – Cati, baseada em entrevistas realizadas por telefone. Esta modalidade de pesquisa de mercado consiste na aplicação de questionário prévio e permite o aprofundamento mais detalhado, especialmente em notas mais baixas. O resultado consolidado da pesquisa foi apresentado pelo Instituto PHD na segunda quinzena de maio para toda equipe da Previdência Usiminas.

Roberto Maia, diretor-presidente da Previdência Usiminas

Percepções espontâneas

Também foi utilizada a métrica Net Promoter Score – NPS, desenvolvida para medir o grau de satisfação e lealdade de clientes com a empresa ou marca. A pergunta para esta métrica é se o participante indicaria a Previdência Usiminas para outras pessoas. O resultado ficou dentro da zona de qualidade, com nota de 56,5%, sendo que a zona de excelência é acima 75%.

Leonardo Vecchi, diretor de benefícios da Previdência Usiminas

Nessa questão da indicação, “confiança”, “transparência” e “clareza” foram palavras citadas entre as pessoas que deram nota 9 ou 10, em uma escala de 0 a 10, os considerados promotores da Entidade. A boa rentabilidade e gestão dos recursos também foram citadas espontaneamente pelos promotores. Para o diretor-presidente da Previdência Usiminas, Roberto Maia, isso retrata o empenho e o trabalho conjunto de governança corporativa entre a Previdência Usiminas e as patrocinadoras dos planos de benefícios.

Dos pontos de atenção à solução

Entre as pessoas que deram nota de 0 a 6, os principais pontos de atenção destacados pelos entrevistados foram: falta de informações sobre os planos; melhorar e ampliar a comunicação junto aos participantes; melhorar o acesso aos canais de atendimento; e mais flexibilidade no regulamento do empréstimo.

De acordo com o diretor de Benefícios e Relacionamento, Leonardo Vecchi, a pesquisa captou as dores dos participantes ativos, aposentados e pensionistas. “Com esses resultados em mãos, nosso time se debruçará sobre o resultado e criará estratégias para atuar pontualmente nas principais necessidades levantadas”, afirma Vecchi.

Acompanhe os principais resultados

Quem não aderiu ao plano, não aderiu por quê?

Sérgio Campos, diretor financeiro da Previdência Usiminas

Atualmente, há cerca de 1.400 trabalhadores que têm acesso à Previdência Usiminas, mas que ainda não aderiram ao plano de aposentadoria. Para identificar os motivos, também foi realizada uma pesquisa de mercado com 350 pessoas que se encaixam nesse perfil.

De forma espontânea os entrevistados relataram que o plano da Previdência Usiminas não foi apresentado quando foram contratados e outros alegaram não ter entendido como funciona o plano. Ao serem perguntados se gostariam de receber mais informações para conhecer melhor a Previdência Usiminas, 57,4% disseram que não e 42,2% responderam sim.

Entre os entrevistados, 61,7% disseram não ter pensado ainda em como vai viver na aposentadoria; 19,1% informaram que pretendem viver de investimentos próprios como imóveis e poupança; 12% pretendem ter um plano de previdência similar ao da Entidade; 2% pretendem viver apenas com a renda do INSS; e 4,6% não souberam responder.

“São dados alarmantes, pois a expectativa de vida é cada vez maior e a prevenção pública no país passa por constantes mudanças. Na Previdência Usiminas, a cada real investido pelo colaborador na conta de aposentadoria, a empresa na qual ele trabalha deposita o mesmo valor, até os limites definidos no regulamento. É um investimento que não se encontra no mercado, pois praticamente dobra de valor de imediato. O resultado nos chama atenção para o nosso enorme desafio social de sensibilizar, falar sobre educação previdenciária e financeira, e demonstrar a importância da renda complementar ao INSS para uma vida financeiramente equilibrada e digna no futuro”, explicou Sérgio Carvalho Campos, diretor financeiro da Previdência Usiminas.

Data: 1º/06/2023

WordPress Lightbox