Este mês se comemora o Dia do Jovem, mas o que isso tem a ver com a Previdência Usiminas?

Artigo de autoria de Laís Guerra*

O Dia do Jovem no Brasil é comemorado no dia 13 de abril. Segundo a Lei, são consideradas jovens as pessoas entre 15 e 29 anos. Embora a idade do jovem seja definida por lei, existem outras classificações pela idade que são utilizadas atualmente. Por exemplo, você já ouviu falar de Geração Alpha, Geração Z, Millennials, Geração Y e Baby Boomers?

Essas terminologias são utilizadas com o objetivo de entender e identificar o perfil das pessoas nascidas em épocas diferentes, de modo a aprimorar a abordagem da comunicação com elas e entre elas. E é aí que entra a Previdência Usiminas. A identificação das gerações também é importante para que as pessoas, em fases diferentes da vida, com propósitos e apetite a risco também diferentes, identifiquem seu perfil de investimentos.

Veja abaixo um breve resumo de como as gerações podem ser identificadas:

  • Geração Baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964): gosta de estabilidade nas finanças, na família e no trabalho; possuem relações duradouras e padrões bem estabelecidos. As prioridades quando jovem são trabalho, construção de patrimônio e estabilidade.
  • Geração X (nascidos entre 1965 e 1984): gosta de estabilidade na carreira; é competitiva no mercado de trabalho e mantém as tradições. As prioridades quando jovem são trabalho, estudo e carreira.
  • Geração Y (nascidos entre 1985 e 1999): tem necessidade de liberdade, inovação e novas experiências; possui personalidade questionadora e engajada; é flexível. As prioridades quando jovem são autoconhecimento, cultivar uma boa relação com a família e os amigos, e ter um trabalho que a faça feliz.
  • Geração Z (nascidos a partir dos anos 2000): é uma pessoa nativa digital; é imediatista, questionadora e multitarefa; gosta de se engajar em causas sociais. As prioridades quando jovem são seguir os sonhos e viver do que gosta.

No que diz respeito ao perfil de investimento das gerações, confira o resultado da pesquisa feita pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – Anbima:

Quanto mais cedo o jovem começa a investir, maior será o seu patrimônio no futuro. Mas ainda há um longo caminho de conscientização a ser percorrido para difundir a educação previdenciária e financeira no país, visando incentivar os jovens a pensarem no aspecto financeiro do futuro. Um dado preocupante identificado na pesquisa da Anbima é que apenas 2% dos aposentados utilizam ou têm acesso a um plano de previdência complementar como parte de seu sustento. Quando crianças, somos questionados: o que você vai ser quando crescer? Mas quase ninguém faz a pergunta na juventude: o que você vai ser quando se aposentar? Quais as suas expectativas? Como pretende estar? Com quem? Onde?

E foi pensando nisso, que a Previdência Usiminas criou o Futurar – Programa de Educação Previdenciária e Financeira, disseminando conteúdo para apoiar os jovens a fazerem escolhas assertivas e, assim, contribuir para que tenham uma vida financeira saudável, segura e tranquila.

Hoje, a Previdência Usiminas oferece três perfis de investimentos: Conservador, Moderado e Agressivo. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Independentemente de qual geração você faz parte, o propósito de ter um futuro financeiro seguro é comum a todos. E a Previdência Usiminas está aqui para te apoiar em todas as fases de sua vida.

*Laís Guerra é advogada da Previdência Usiminas e faz parte do Programa de Diversidade e Inclusão da Entidade.

WordPress Lightbox