7 dicas para fazer um planejamento financeiro no começo do ano

Pagar as dívidas em atraso, fazer um controle de gastos, formar uma reserva financeira e investir o dinheiro estão entre as dicas para inserir no planejamento financeiro!

Planejamento financeiro

O começo de ano, para muitas pessoas, é um momento propício para traçar novas metas e mudar hábitos. É tempo também de rever as finanças para ficar no azul o ano inteiro. Além disso, é preciso atenção às diversas contas a serem pagas no começo do ano como IPTU, IPVA e materiais escolares. Neste cenário, uma palavrinha se destaca: planejamento. Afinal, se planejado financeiramente faz toda a diferença para ter as contas em dia. Pensando nisso, separamos 7 dicas para manter a saúde das finanças neste ano de 2024!

1. Negocie e pague as dívidas

Quitar as dívidas em aberto deve ser uma prioridade para que seja possível realizar outros objetivos ao longo ano. Por isso, caso tenha dívidas em atraso, faça um levantamento de todas elas. Tente renegociar os juros das dívidas de valores maiores. Caso não seja possível quitá-las de imediato, faça o parcelamento das dívidas de modo que seja possível pagá-las ao longo dos meses.

2. Não acumule novas dívidas

Como falamos, o começo do ano é marcado pelo surgimento de vários gastos “extras”. Por isso, é importante não deixar que estas novas contas se acumulem. Se possível, aproveite os descontos do pagamento à vista para contas como IPTU e IPVA.

3. Faça um controle do que gasta e recebe

O planejamento financeiro deve incluir um controle de gastos eficiente. Então, uma dica é utilizar uma planilha ou aplicativo de controle de gastos e cobranças. Coloque o máximo de informações; se possível, insira todos os gastos e todas as rendas que receber. Lembre-se de nutrir uma planilha ou aplicativo todas as vezes que você compra algo ou recebe algum dinheiro. Transforme esse procedimento em parte de sua rotina. Assim, ao final de um mês, será possível identificar se há mais saídas do que entradas de dinheiro. Se for este o caso, analise os gastos que podem ser cortados para equilibrar as finanças.

4. Não compre por impulso

Muitas dívidas podem evitadas se pararmos para analisar se, de fato, aquela aquisição é necessária. Nesse sentido, uma dica é não comprar por impulso. Sempre que desejar comprar algo, analise se realmente precisa ter aquilo ou se é uma prioridade. Lembre-se ainda que é importante ter um estilo de vida alinhado ao seu perfil econômico. Sendo assim, analise também se a compra cabe no seu orçamento.

5. Peça descontos e melhores condições de pagamento

Caso você identifique que realmente precisa comprar algo, peça descontos para pagamento à vista ou parcelado. Ah, não se esqueça de verificar se uma nova aquisição caberá no seu bolso, mesmo que haja o desconto ou seja possível parcelar a compra. Contudo, É importante ter em mente que o crédito deve ser sempre usado com cautela, para que as contas não formem uma bola de neve e prejudique o seu planejamento financeiro para o ano.

6. Faça uma reserva de emergência

O ideal é que haja mais entradas de dinheiro do que saídas. Por isso, depois de equilibrar as contas e cortar os gastos supérfluos, veja quanto está sobrando por mês. Há especialistas financeiros que sugerem ter uma reserva para seis meses, caso haja uma emergência. Claro, este montante pode e deve ser poupado a poucos. Por isso, estipule um valor mensal para poupar e uma meta da quantia que pretende ter para a reserva de emergência.

7. Comece a investir

Para fazer o seu patrimônio crescer, a última dica para incluir no planejamento financeiro investimentos seguros. Para isso, é importante saber qual é o seu perfil de investidor, identificar quais são seus sonhos e objetivos de vida. Aqui, na Previdência Usiminas, os funcionários das empresas Usiminas podem aderir a um benefício exclusivo que é o plano previdenciário Usiprev . O plano é uma grande vantagem que não é encontrada no mercado, isto é, em planos de previdência abertos, como os oferecidos pelos bancos. Isso porque, além do investimento mensal que os participantes fazem para a poupança previdenciária individual, as empresas nas quais esses participantes trabalham também depositam todos os meses na poupança previdenciária de seus colaboradores. Assim, a poupança previdenciária praticamente dobra de valor!

Agora que você sabe como manter as contas em dia, continue acompanhando o blog Futurar para mais dicas sobre o universo financeiro e previdenciário!

Fontes : Blog Serasa , Infomoney e Valor Investe .

WordPress Lightbox