Previdência Usiminas

Rentabilidade e análise dos resultados

A cota contábil do Plano PBD auferiu retorno de 19,79%, enquanto a variação da meta atuarial foi de 10,53% em 2022.  O desempenho por segmento de aplicação, comparado aos benchmarks definidos na Política de Investimentos, está demonstrado no quadro a seguir:

A rentabilidade do segmento de Renda Fixa foi superior ao seu benchmark (IPCA + 4,70% aa), principalmente, em função do desempenho dos títulos indexados à inflação marcados na curva que apresentam rentabilidade acima do benchmark. Tais títulos representavam aproximadamente 80,3% do segmento.

A rentabilidade dos Investimentos Estruturados ficou abaixo do benchmark do segmento devido à baixa performance da carteira dos Fundos de Investimentos em Participações (FIP). Muitos destes FIPs já extrapolaram o prazo de desinvestimentos, ou seja, estão encontrando dificuldade para realizar o desinvestimento dos ativos investidos. Já o Fundo de Investimento Multimercado, também pertencente ao segmento de Investimentos Estruturados, o resultado foi positivo, apresentando retorno de 14,75% no ano, pouco abaixo do benchmark do segmento.

Já o segmento de Empréstimo a Participantes obteve rentabilidade superior ao benchmark, visto que as concessões são sempre realizadas com remuneração acima do benchmark.

O desempenho medido pela cota do plano foi superior à meta atuarial (INPC + 4,34% a.a.) em função, principalmente, do resultado do segmento de Renda Fixa que representava aproximadamente 97% dos investimentos do plano. Além disso, o plano recebeu em 2022 precatório do Governo Federal. O precatório recebido é uma restituição das aplicações realizadas na década 1980 nas Obrigações do Fundo Nacional de Desenvolvimento – OFND. O valor contabilizado em dezembro de 2022 foi de R$ 155,1 milhões, impactando positivamente nos resultados dos investimentos.

WordPress Lightbox