Se o tempo é relativo, por que pensar em previdência?

Artigo de autoria de Laís Guerra*

Pensar no futuro nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, envelhecer mexe com questões que deixamos para depois justamente porque o tema causa desconforto. Alguns vivem como se não houvesse amanhã, outros como se o amanhã fosse o mais importante, e se privam em prol do futuro. E para você, o tempo é relativo? E por que pensar em aposentadoria.

Mesmo sendo uma questão reflexiva para os humanos, para o ChatGPT, a resposta é: “A ideia de que o tempo é relativo é uma das conclusões da Teoria da Relatividade proposta por Albert Einstein; a linearidade do tempo é uma realidade incontornável para os humanos; em razão de os humanos estarem sujeitos às consequências do tempo, ao envelhecer enfrentamos algumas mudanças das necessidades e capacidade financeira, por isso a previdência desempenha um papel fundamental; a previdência tem o objetivo de proporcionar sustentabilidade financeira para o futuro, quando as pessoas não estão mais em idade ativa para trabalhar e ganhar renda”.

Segundo pesquisa realizada pela Anbima, apenas 1% dos aposentados hoje são financeiramente independentes, enquanto 46% dependem de familiares. É uma reflexão oportuna, e a Inteligência Artificial do ChatGPT segue sua resposta indicando os motivos para investir em previdência, que são os relacionados abaixo.

A importância da aposentadoria: as pessoas não querem depender de familiares ou instituições de caridade durante a aposentadoria. Portanto, ter um plano de previdência complementar pode ajudar a garantir que se possa manter um padrão de vida razoável após parar de trabalhar.

Quanto à incerteza frente ao futuro, imprevistos financeiros podem ocorrer e a previdência complementar pode ser uma maneira para se preparar para situações inesperadas.

Além disso, não se pode descartar o fator inflação. Com o tempo, os preços dos bens e serviços tendem a aumentar, portanto, mais uma vez, a previdência complementar pode ajudar a combater a alta dos preços e, principalmente, a arcar com tranquilidade os gastos com saúde, que tendem a aumentar na medida que envelhecemos.

Outro fator relevante são as mudanças na carreira. Períodos de desemprego ou queda salarial estão também dentro da imprevisibilidade.

Conforme a pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Logistas – CNDL, 46% dos aposentados exercem atividades profissionais, dentre eles também 46% ainda não sabe até quando vão trabalhar.

Neste contexto, os períodos de desemprego e de mudança de carreira não devem se limitar apenas ao período laboral antes da aposentadoria, mas também ao período laboral após a aposentadoria.

Acompanhado de tantos desafios, ainda entra nesta lista de imprevisibilidade o fator emocional. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,9% das famílias se declararam endividadas.

A psicóloga e psicanalista Layla Thamm explica que, o resultado é uma maior taxa de adoecimento por ansiedade, depressão e insônia, pois a saúde mental tem a ver com alimentação de qualidade, transporte, atividades físicas, trabalho satisfatório, entre outros fatores que podem ser limitados pela condição financeira.

E, mais uma vez, a previdência complementar chega como uma forma de reduzir o estresse e a ansiedade em relação ao futuro, permitindo que as pessoas aproveitem melhor o presente.

Por fim, temos ainda uma realidade chamada longevidade. Com os avanços da medicina e da qualidade de vida, as pessoas estão vivendo mais e melhor. Mas ao colocar na balança o fator tempo e dinheiro, a conta pode não fechar. Portanto, ter uma previdência é essencial para garantir que as pessoas tenham recursos suficientes para uma vida mais longa.

A resposta do ChatGPT apresentou argumentos claros e objetivos em relação à importância de se pensar em previdência. Já em relação ao tempo, a sensibilidade da inteligência artificial se limitou a discorrer sobre as teorias existentes sobre o assunto.

De fato, a vida flui de forma linear, passando as horas, dias, meses e anos em sequência. No dia a dia, a percepção do tempo pode ser experienciada de forma singular pelas pessoas. Estamos envelhecendo desde o dia em que nascemos, experimentando emoções e fases diferentes da vida, e essa sensibilidade (ainda) é humana.

Todos nós conhecemos pessoas que vivem como se tivessem uma idade mais nova do que as que realmente tem. O documentário Evelhescência, conta alguns exemplos reais. Também existem as pessoas que parecem ser mais velhas do que realmente são. A idade mental não necessariamente acompanha a idade cronológica e a filosofia de vida influencia diretamente nesta relação.

Carpe Diem. Aproveite o momento, é uma filosofia de vida adotada por algumas pessoas que preferem viver intensamente o presente deixando o futuro para o dia em que ele chegar. Ao passo que as pessoas que passam a vida pensando predominantemente no futuro, podem se privar de experiências hoje para se resguardar para o futuro.

A relatividade do tempo, além do conceito teórico mencionado pelo ChatGPT, pode ser uma questão que impede as pessoas de pensarem no futuro, não apenas pelo fato de ser linear ou não, mas pela forma como o tempo é percebido. E, embora a resposta do ChatGPT não trate especificamente na forma como o tempo é percebido, nos motivos pelos quais investir em previdência subentende-se o quão se preparar para o futuro é essencial e urgente.

O tempo como o de hoje, ontem ou amanhã traz consigo o desejo por segurança, em saber que podemos ser e estar confiantes de que a vida pode ser gozada sem riscos. Invariavelmente, para minimizar estes riscos é preciso ter uma visão prospectiva. E ter uma visão prospectiva implica em considerar os fatos, independentemente da forma como cada pessoa enxerga a vida.

Desta forma, ser previdente entra como um importante aliado. Segundo José Edson “previdente é aquele que está preparado para todos os riscos que podem acontecer em sua caminhada”. Dentre os riscos possíveis estão: adoecer, acidentar, invalidade, morrer, engravidar, sobreviver a fase laborativa.

A complementação da aposentadoria, portanto, consiste no conforto em saber que se pode contar com uma reserva financeira de longo prazo, construída junto a uma Entidade de Previdência Complementar.

Data: 04/08/2023

WordPress Lightbox