Previdência Usiminas sedia reunião da Comissão Técnica Leste-Sudeste de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp

Membros da Comissão Técnica Leste-Sudeste de Estratégias e Criação de Valor – Subgrupo Leste

A Previdência Usiminas sediou a 21ª Reunião da Comissão Técnica Leste-Sudeste de Estratégias e Criação de Valor – Subgrupo Leste. A Comissão é uma iniciativa da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – Abrapp e o encontro foi realizado no dia 5 de maio, na unidade de Belo Horizonte da Previdência Usiminas.

A abertura da reunião foi feita pelo diretor-presidente da Previdência Usiminas, Roberto Maia, que deu boas-vindas aos membros da Comissão e se colocou à disposição para contribuir para esse trabalho. Roberto também destacou a importância da Comissão para o fortalecimento e união das Entidades de Previdência Complementar Fechada em prol da educação previdenciária e financeira do país. Ele propôs ainda aos membros da Comissão a missão de divulgar a relevância da previdência complementar no cenário econômico, uma vez que representa atualmente 13% do PIB do Brasil.

Na oportunidade, foram apresentados dois novos membros que passaram a integrar a Comissão neste ano, são eles: Fabiano Evangelista Jacinto e Thaís Oliveira Versiani, ambos analistas de comunicação da Previdência Usiminas. A coordenadora de processamento de benefícios, Fabrícia Braga, e a analista de comunicação sênior, Viviane Primo, também compõem a Comissão. O grupo é formado ainda por colaboradores de outras Entidades Fechadas de Previdência Complementar de Minas Gerais.

Thaís Versiani

Fabiano e Thaís agradeceram a oportunidade de poder atuar na Comissão. “É um privilégio representar a Previdência Usiminas na Comissão e poder atuar junto a outros profissionais que possuem tanto conhecimento a respeito do setor previdenciário. Logo na primeira reunião, percebi o quanto esse grupo deseja fazer a diferença. Trocamos muitas experiências e ideias sobre iniciativas que podemos executar por meio da Comissão. Acredito que juntos iremos fazer um trabalho relevante para o segmento”, afirma Thaís.

Fabiano Jacinto

“Essa participação na Comissão é muito importante, pois nos permite aprender mais sobre o setor previdenciário e suas implicações. Além disso, ao sairmos do ‘quintal de casa’, percebemos que muitas coisas que passamos aqui também acontece em outras Entidades. Dessa forma, podemos pensar em conjunto em novos métodos para resolver problemas e criar soluções”, destaca, por sua vez, Fabiano.

Durante a reunião, a coordenadora-titular da Comissão Técnica Leste-Sudeste de Estratégias e Criação de Valor – Subgrupo Leste e coordenadora de comunicação da Fundação Libertas, Ludmila Benevides, falou sobre expectativa da Abrapp em relação a esse trabalho e apresentou o Planejamento Estratégico da Associação. Entre os tópicos-chaves do Planejamento Estratégico destacados por Ludmila, estão: criar cultura previdenciária; comunicar melhor o que já temos; ampliar a educação previdenciária; e oferecer mais produtos atrativos para os públicos. A partir desse ponto de vista, Ludmila enfatizou a necessidade de mudança de foco da Comissão, no sentido de pensar em outras formas de comunicação mais modernas.

Sobre as comissões

As Comissões Técnicas atuam como instância consultiva, dando apoio técnico às ações da Diretoria da Abrapp e possuem têm como objetivos estudar, propor e elaborar projetos e pareceres, mantendo relação e sintonia com o Planejamento Estratégico da Associação. Elas estão presentes nas cinco regionais definidas no Plano Básico de Organização da Abrapp – PBO, são elas: Centro-Norte (AC, AM, AP, DF, GO, MA, MS, MT, PA, PI, RO, RR, TO), Leste-Sudeste (MG, ES e RJ), Nordeste (AL, BA, CE, PB, PE, RN, SE), Sudoeste (SP), Sul (PR, RS, SC).

Atualmente, as comissões abrangem as seguintes áreas de gestão: Assuntos Jurídicos; Estratégias e Criação de Valor; Investimentos; Inovação e Tecnologia; Contabilidade; Governança e Riscos; e Planos Previdenciários.

Além das comissões, a Abrapp conta com os Comitês de Previdência Associativa, Gestão de Pessoas e Sustentabilidade, que têm caráter permanente e composição única e nacional. Há também os Grupos de Trabalho Ad Hoc, de composição única, mas com caráter temporário, que se reúnem para elaborar estudos e projetos específicos.

WordPress Lightbox