Previdência Usiminas se reúne com membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal para a 2ª edição do PU Day

Liderança da Previdência Usiminas e membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal durante o 2º PU Day

Nessa quarta (9/08) e quinta-feira (10/08), a Previdência Usiminas se reuniu com os membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal para a realização da 2ª edição do PU Day. O encontro, promovido na sede da Entidade, em Belo Horizonte, teve o objetivo de proporcionar um treinamento para os conselheiros por meio de apresentações técnicas realizadas pelos gestores da Previdência Usiminas.

A abertura do evento foi feita pelo diretor-presidente, Roberto Luis Prosdocimi Maia, o diretor de benefícios, Leonardo Magalhães Vecchi, e o diretor financeiro da Previdência Usiminas, Sérgio Carvalho Campos. De acordo com Roberto, o evento é uma oportunidade para os conselheiros relembrarem alguns conceitos sobre previdência complementar no Brasil e aspectos específicos da Previdência Usiminas. “Esta é uma grande oportunidade para a equipe da Previdência Usiminas se aproximar mais dos conselheiros. O objetivo é tirar todas as dúvidas e suprir os conselheiros com informações que, certamente, vão suportá-los nas tomadas de decisões ao exercer este importante papel nos conselhos Deliberativo e Fiscal. Assim, nossos conselheiros poderão desenvolver melhor compreensão sobre a importância do sistema previdenciário para seus participantes e também para o Brasil, além de se atualizarem sobre os temas e números da nossa Previdência Usiminas”, afirma Roberto.

Roberto Maia, Isabela Duarte e Alessander Brito

O PU Day é organizado pela Gerência de Compliance e Governança. Portanto, é uma forma de transparecer para os conselheiros as estratégias de negócio e os princípios de governança e institucionais da Entidade, conforme explica o gerente de compliance e governança, Alessander Brito: “O PU Day é construído com a proposta de fortalecer a boa governança entre os conselheiros deliberativo e fiscal, bem como com a Diretoria Executiva e o corpo técnico/gerencial da Previdência Usiminas. A programação do PU Day possibilita ampliar o conhecimento dos conselheiros por meio do debate sobre questões essenciais sobre legislação, práticas de governança, gestão de riscos e controles, além de trazer um olhar estratégico necessário para o desenvolvimento e evolução da Previdência Usiminas”.

Isabela Duarte, que é especialista de compliance e governança, também destaca a relevância da iniciativa para a gestão e governança da Entidade. “O PU Day tem grande importância para a Previdência Usiminas: proporciona conexão e dedicação aos assuntos mais relevantes da gestão e governança da Entidade. Com o apoio incondicional da alta gestão, aproximamos os conselheiros da Entidade e fornecemos embasamento e segurança para a tomada de decisão, com transparência e diligência. Por tudo isso, o PU Day se apresenta como boa prática de governança, a ser mantida e aprimorada a cada edição”, ressalta Isabela, que é também responsável pela organização da 2ª edição do PU Day.

Para isso, conforme explicou Isabela, este PU Day abordou temas como: previdência fechada no Brasil; estrutura organizacional da Entidade; governança e gestão de riscos e compliance; o papel dos conselheiros e diretores; planos geridos pela Previdência Usiminas e suas características atuariais; aspectos jurídicos da Entidade; Planejamento Estratégico 2023-2027; resultados da primeira Pesquisa Anual de Satisfação da Previdência Usiminas; nova abordagem junto aos participantes ativos e assistidos; novidades na carteira de empréstimos; e estratégias de investimentos e seus resultados.

Leonardo Zenóbio

Multiplicadores da cultura previdenciária
O PU Day nasceu de uma solicitação do presidente do Conselho Deliberativo, Leonardo Zenóbio, para aproximar a Entidade e os conselheiros. Segundo ele, a inciativa tem atingido este propósito, além de ser um instrumento eficaz de capacitação dos conselheiros. “O primeiro PU Day que nós fizemos foi principalmente por causa da renovação que houve no ano passado na composição dos conselhos. Então, o objetivo naquele momento foi fazer uma introdução, principalmente para os novos conselheiros, aos assuntos da Previdência Usiminas. Este segundo PU Day veio para nos atualizar e nos dar a oportunidade de ouvir da administração da Entidade os principais pontos e trabalhos executados, reforçando assim o compromisso dos conselheiros com a performance da própria Previdência Usiminas. Por isso, esta é uma forma de aproximar o conselheiro da administração e a administração dos conselheiros. Além disso, a cada encontro desse, aprendemos mais um pouco, porque o assunto (previdência complementar) é extremamente complexo e muito rico nas discussões. Espero que esta iniciativa continue sendo realizada nos próximos anos para que a gente possa fortalecer este vínculo e aprender cada vez mais”, destaca Zenóbio.

Alessandra Siman

A conselheira fiscal Alessandra Siman, por sua vez, ressalta o papel dos conselheiros de serem multiplicadores da cultura previdenciária. “Esta iniciativa é muito importante para que nós, conselheiros, possamos disseminar essa cultura previdenciária e, assim, conseguirmos explanar sobre o tema para os colaboradores e os gestores da Usiminas. Na última edição anterior, por exemplo, aprendi muito e consegui, por meio das reuniões de diretoria, passar dados e informações que outros gestores também desconheciam. Isso porque eu considero que nós, os conselheiros, somos multiplicadores para disseminar a importância da Previdência lá dentro, nas patrocinadoras. Dessa forma, outros gestores poderão replicar esse ensinamento para seus os colaboradores, fazendo com esse conhecimento chegue a mais pessoas, tornando esse trabalho (de conscientização) muito mais abrangente”, afirma Alessandra.

COMPOSIÇÃO DOS CONSELHOS

Confira abaixo a composição dos conselhos Deliberativo e Fiscal referente ao mandato de 1º de julho de 2022 a 30 de abril de 2024.

CONSELHEIRO DELIBERATIVO

Representantes das patrocinadoras – Membros efetivos

Presidente – Leonardo Almeida Zenóbio

Mateus Alexandre da Silva

Bruno Gustavo França Lanza

Roberto Tavares Pinto Coelho

Silmar Luis Rabelo

Carmelita Anicio de Almeida

Marcos Rodrigues Mendes

Gustavo Torres da Cunha Jardim

Representantes das patrocinadoras – Membros suplentes

Leonardo Karam Rosa

Bruno Mendes Campolina

Diego Castro Giglio

Luiz Cláudio de Oliveira Meyer

Silvio Henrique Chagas

José Carlos de Carvalho Gallinari

Adilson Pereira Goncalves

Guilherme Sousa Melo

Representantes dos participantes e assistidos – Membros efetivos

Rinaldo Dantas Coelho

Carlos Vianney Miranda

Maria Ignez Gerken de Sousa

Eduardo Duarte Soares

Representantes dos participantes e assistidos – Membros suplentes

Jerry William de Morais Ribeiro

Otávio Dutra Pereira Filho

Moacyr Pimenta Brant Filho

Walter Pereira de Carvalho

CONSELHO FISCAL

Representantes das patrocinadoras – Membros efetivos

Presidente – Julio Mendez Arroyo

Adriane Vieira de Oliveira

Alessandra Siman de Aguiar

Representantes das patrocinadoras – Membros suplentes

Bruno Fonseca Campos

Romolo Gonçalves de Paula

Mariana Assunção Soares

Flavia Inez Martins Ribeiro Godinho

Representantes dos participantes e assistidos – Membros efetivos

Cristiano Estevão Figueiredo

Galbas da Silva

Representantes dos participantes e assistidos – Membros suplentes

Karla Vanessa Martins Batista

Reginaldo Eloi Machado

Data: 11/08/2023

WordPress Lightbox