Proposta de alteração do Regulamento do Cosiprev trará mais flexibilidade para os participantes

O Conselho Deliberativo da Previdência Usiminas aprovou, no dia 9 de agosto, a proposta de alteração do Regulamento do plano Cosiprev. Agora, a Entidade enviará proposta de alteração do Regulamento do plano à Previc, órgão que regulamenta o setor de previdência complementar fechado. A proposta visa trazer mais flexibilidade ao participante e às disposições legais previstas na Resolução CNPC nº 50/2022 e disposições da Resolução Previc nº 17/2022. Dessa forma, as alterações tornarão o plano mais alinhado às necessidades dos participantes e à estratégia de benefício das patrocinadoras. Além disso, as alterações buscam ainda adaptar às melhores práticas adotadas de mercado e melhoria redacional.

Entre as principais melhorias, estão:

  • Benefício Proporcional Diferido – BPD: o participante que optou pelo BPD poderá se tornar autopatrocinado mediante solicitação. Assim, tornará possível voltar a fazer contribuições para o plano e aumentar o saldo de contas e, consequentemente, o valor do benefício de aposentadoria para o futuro.
  • Perfil de investimento: o saldo de conta da patrocinadora acompanhará o perfil de investimento optado pelo participante. O saldo de conta da patrocinadora atualmente é enquadrado automaticamente no perfil Conservador.
  • Resgate parcial: o participante ativo e autopatrocinado poderá optar pelo resgate parcial, desde que atenda as regras do novo Regulamento. Entre as regras, destaca-se que será possível solicitar o resgate parcial limitado a 10% dos valores constituídos por contribuições básicas do participante, desde que o participante possua 60 meses de vinculação ao plano e seja observada a carência de 36 meses entre as solicitações. Além disso, será possível solicitar resgate parcial referente aos valores constituídos por meio de contribuições voluntárias e aportes específicos pelo participante.
  • Opção por institutos: em caso de transferência do participante da empresa patrocinadora para outra empresa do grupo econômico que não seja patrocinadora do Cosiprev, o participante poderá optar por um dos institutos (regaste, autopatrocínio, BPD ou portabilidade).
  • Renda financeira: os limites mínimo e máximo da renda mensal por percentual do saldo foram alterados de 0,5% e 1,5% para 0,1% e 2%.
  • Portabilidade de recursos: os aposentados e pensionistas que recebem o benefício na forma de renda financeira poderão realizar a portabilidade de recursos ao plano.

Clique aqui para conferir o quadro comparativo com todas as propostas de alteração do Regulamento!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe pelo Fale Conosco, telefone 0800 083 1111, pelo e-mail (previdenciausiminas@previdenciausiminas.com) ou presencialmente em uma das unidades da Previdência Usiminas em Belo Horizonte, Ipatinga e Santos.

Data: 04/09/2023

WordPress Lightbox