A Abrapp realizou a 12ª edição do Seminário Gestão de Investimentos nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPCs, nos dias 27 e 28 de junho. A Previdência Usiminas foi representada no evento pelo diretor financeiro, Sérgio Campos; o gerente de investimentos, Marco Túlio Cardoso; o gerente de risco, Hubner Braga; e o analista de investimentos, Gabriel Sá.
O seminário trouxe reflexões sobre o cenário mundial atual e abordou as melhores práticas e estratégias de investimentos. Dessa forma, a iniciativa foi uma grande oportunidade para as EFPCs para aprofundar seus conhecimentos, o que contribuirá para a elaboração de suas políticas e estratégias de investimentos.
A abertura do seminário foi feita pelo diretor-presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi, e pelo presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins. Ao todo, o evento contou com 12 painéis com temas voltados para as perspectivas, os desafios, os processos, as oportunidades e a inovação do setor. Os painéis foram ministrados por especialistas reconhecidos do universo de investimentos.
No primeiro dia, foram realizados os seguintes painéis: “Panorama do cenário macroeconômico global e estratégias de multimercado”; “Overview das perspectivas do mercado financeiro para 2023”; “Principais tendências que afetam os investimentos dos fundos de pensões no Brasil”; “Investimentos internacionais: alternativas para gerar valor”; “Gestão de riscos nas classes de renda fixa e variável com proteção: como fazer?”; e “Discussões atuais sobre atualizações normativas e governança de investimentos”.
Já o segundo dia do seminário, contou com os painéis: “O que esperar do mercado de crédito para 2023”; “Novas abordagens para gestão passiva x gestão ativa”; “Diversificação de investimentos: opções inovadoras – Parte I”; “Diversificação de investimentos: opções para maximizar retornos – Parte II”; “Métodos de análises de dados como ferramentas quantitativas no mercado financeiro”; e “Políticas de investimento global: o que planejar para 2024”.