Previdência Usiminas conquista o Selo de Engajamento da Abrapp pelo segundo ano consecutivo

A Previdência Usiminas conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo de Engajamento da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – Abrapp. O resultado evidencia o alto nível de engajamento da equipe, uma vez que 100% dos colaboradores da Entidade participaram da pesquisa para a obtenção da certificação.

O objetivo do Selo de Engajamento é incentivar o maior envolvimento dos colaboradores das EFPCs para o enfrentamento dos desafios impostos pelo cenário de mudanças aceleradas do mundo atual. Assim, a certificação da Previdência Usiminas mostra o envolvimento dos colaboradores com a missão de “administrar planos de benefícios de natureza previdenciária por meio de uma gestão eficaz dos recursos” e com a visão da Entidade de “transformar o futuro dos participantes contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

O Selo de Engajamento Abrapp foi criado em 2021 por iniciativa do Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp. A segunda edição do programa, em 2022, contou com a participação de mais de 60 entidades de todo o Brasil. Uma das novidades foi a inclusão da categoria “micro”, somada às EFPCs de pequeno, médio e grande portes. O agrupamento de portes das entidades considerou os seguintes números de empregados: micro, de 3 a 12; pequeno, de 13 a 35; médio, de 36 a 99; e grande, 100 ou mais.

Resultado favorável

A Previdência Usiminas ficou em 5º lugar no ranking geral das entidades de médio porte. Dessa forma, a pesquisa revelou um resultado favorável para o engajamento, que é composto pelos indicadores nos temas: autonomia, burocracia, pertencimento, comunicação, alinhamento entre áreas, relacionamento entre colegas, percepção de justiça, suporte da liderança, segurança psicológica, equilíbrio, suporte da alta liderança, diversidade e suporte da Entidade.

“Recebemos com muita alegria a notícia da conquista do Selo de Engajamento. Todos os nossos colaboradores participaram da pesquisa e isso mostra como temos um time comprometido em contribuir para que a Previdência Usiminas cresça cada vez mais. Agradecemos a participação e o engajamento de toda a equipe. A partir dos resultados alcançados, será possível analisarmos os pontos fortes e os pontos passíveis de aperfeiçoamento”, afirma Arleto Greco, gerente administrativo e líder da área de Recursos Humanos.

O gerente de compliance e governança, Alessander Brito, por sua vez, lembra que a certificação é um excelente indicador de gestão. “A conquista pelo segundo ano consecutivo do Selo de Engajamento da Abrapp representa um excelente indicador de gestão, por meio do qual é possível avaliar o vínculo formado entre a Previdência Usiminas e seus colaboradores. O profissional engajado se identifica com os norteadores estratégicos (missão, a visão e valores), sentindo-se realizado ao desempenhar suas atividades no ambiente de trabalho e contribuindo para objetivos da Entidade”, destaca Alessander.

Metodologia

A edição atual contou com algumas mudanças no processo de elaboração da pesquisa, entre elas a escolha de um novo parceiro para atuação junto à Abrapp. Desta vez, a pesquisa foi conduzida pela consultoria Numera, também responsável pela análise e atribuição das notas.

Além da aplicação do questionário enviado por e-mail, a metodologia adotada contou com a formação de grupos focais que possibilitaram um trabalho de escuta por meio de videochamada com colaboradores sorteados aleatoriamente. O objetivo foi entender os aspectos específicos do contexto que poderiam exercer influência sobre o engajamento.

Os colaboradores sorteados foram convidados à participação e orientados sobre estarem confortáveis para falar com sinceridade. Cabe observar que somente a consultoria teve acesso às informações coletadas nos grupos focais, assegurando o sigilo e anonimato.

Os resultados gerais foram divulgados pela Abrapp durante um webinar realizado no dia 9 de fevereiro deste ano. Durante o evento, o diretor da Numera, Giovani Buchelt, lembrou que engajamento é a combinação de entusiasmo, desempenho e foco. Segundo ele, empresas com alto nível de engajamento dos colaboradores têm 85% menos faltas ao trabalho, são 18% mais produtivas e apresentam 23% mais lucros, além de menores índices de rotatividade, erros e acidentes de trabalho.

Data: 10 de março de 2023

WordPress Lightbox