Banco Central oferece serviço para que usuários possam acompanhar a vida financeira de perto e atuarem caso caiam em golpes financeiros

Você sabia que o Banco Central – BC possui um sistema de consulta a dados financeiros do cidadão? Com o nome de Registrato, o sistema permite visualizar gratuitamente informações sobre empréstimos, contas bancárias abertas, chaves Pix cadastradas, dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira.

O serviço possibilita o acesso à situação financeira e ajuda a identificar se há contas bancárias abertas, chave PIX ou empréstimos ativos que não foram feitos por você. Desta forma, é possível verificar se você foi vítima de golpe financeiro e tomar as medidas para preservar o seu nome.

Como acessar o Registrato

Desde março deste ano, o sistema Registrato pode ser acessado por meio do Portal Gov.br. É importante saber que o Portal Gov.br tem três níveis de contas: bronze, prata e ouro. Esses níveis são definidos conforme a maneira como a conta no Portal Gov.br foi criada e validada pelo usuário. Cada nível libera funcionalidades diferentes na plataforma. Para ter acesso às informações fornecidas por meio do Registrato, a conta do Portal Gov.br precisa ter nível prata ou ouro.

O primeiro passo para entrar no Registrato é inserir a senha e o login utilizados no Portal Gov.br. Trata-se da mesma senha e login usados para conferir documentos digitais como carteira de vacinação, carteiras de motorista e trabalho, FGTS e INSS. Caso você não tenha feito o cadastro no Portal Gov.br, clique aqui para fazer.

Para aumentar o nível da sua conta no Portal Gov.br e, assim, ter acesso ao Registrato, você poderá utilizar o aplicativo gov.br, seguir as orientações e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”. Para saber mais sobre como aumentar o nível da sua conta, clique aqui.

Já para saber mais sobre o Registrato clique aqui.

Aproveite e navegue pelo Blog Futurar para ter acesso a outras matérias e dicas relacionadas ao universo previdenciário e financeiro, clicando aqui.

WordPress Lightbox