Pesquisa “Raio X do Investidor”: previdência privada é o investimento escolhido por apenas 2% dos brasileiros

Maioria da população ainda não iniciou planejamento para a aposentadoria

Quase 60% dos brasileiros que participaram da pesquisa “Raio X do Investidor” ainda não começaram a se preparar financeiramente para a aposentadoria. Além disso, apenas 2% disseram que investem em previdência privada.

Esta é a 7ª edição da pesquisa divulgada este ano pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – Anbima, em parceria com o Datafolha. Ao todo, 5.814 pessoas foram entrevistadas ao final de 2023, partir de 16 anos e pertencentes às classes A/B, C e D/E.

Uma das novidades da nova edição da pesquisa é a apuração sobre o “estresse” causado por questões financeiras da população. Ao todo, 52% deram nota entre 8 e 10 ao serem questionados o quanto as despesas, falta de dinheiro e não pagar as contas em dia causam estresse.

Ranking dos investimentos

Apesar de não ser grande o percentual de brasileiros que possuem previdência privada, houve um pequeno aumento entre os chamados “investidores”. Ao todo, o percentual de pessoas que aplicam dinheiro em algum tipo de produto financeiro é de 37%. E, entre esse público, 7% dizem que aplicam em previdência privada – aumento de 1% em relação à pesquisa divulgada no ano anterior.

Entre a população geral, com 22%, a poupança lidera o ranking dos tipos de investimentos em que os brasileiros mais apostam. Em seguida, com 11%, vêm as ações na bolsa de valores. Os títulos privados e os fundos de investimento alcançaram 10% cada. As moedas digitais foram citadas por 7% dos entrevistados.

Falta de preparação para a aposentadoria

Apenas 19% dos entrevistados iniciaram uma reserva para a aposentadoria. Além disso, 23% disseram que não têm e nem pretendem começar a se planejar para esta fase da vida. E 58% das pessoas informaram que ainda não começaram a se preparar para a aposentadoria.

Apesar de 2% dos entrevistados informarem que aplicam dinheiro em previdência privada, 3% esperam que a fonte para a aposentadoria venha desse recurso. Contudo, 50% apostam no INSS como fonte de renda para a aposentadoria, 17% dizem que continuarão trabalhando e 10% acreditam que as aplicações financeiras custearão seus gastos na aposentadoria.

Para conferir a pesquisa completa, clique aqui.

Educação financeira é essencial para mudar a realidade da população

A pesquisa “Raio X do Investidor” reflete a dificuldade do brasileiro em se planejar para o futuro. Planejar-se para a aposentadoria implica em várias decisões individuais que devem ser tomadas ao longo da vida. Nesse sentido, entre as perguntas que cada pessoa deve responder a si mesmo estão:

  • qual tipo de investimento é mais adequado para mim?
  • quanto devo investir por mês?
  • por quanto tempo é necessário investir para ter uma aposentadoria dentro das minhas expectativas?
  • quais aquisições é possível fazer sem comprometer o orçamento destinado para o investimento?

São inúmeras decisões que farão toda a diferença no futuro – justamente quando, muitas vezes, não haverá mais tempo hábil para se recuperar financeiramente.

Contudo, apesar de ser decisões individuais, é papel do governo e também das instituições privadas apoiarem a população. Esse apoio pode ser desde a promoção da cultura da educação financeira e previdenciária até a oportunidades concretas que permitirão aos brasileiros construírem um patrimônio para usufruir na aposentadoria.

Este é o caso, por exemplo, das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, que ofertam planos previdenciários para que os participantes tenham uma renda complementar ao INSS na aposentadoria. No caso da Previdência Usiminas, o plano é oferecido aos empregados das empresas Usiminas como uma oportunidade de aumentar o patrimônio e viverem uma vida com mais tranquilidade no futuro.

Além disso, é dever também das entidades financeiras e de previdência complementar disseminarem conhecimentos para que a população entenda os riscos e as oportunidades existentes no campo financeiro.

Pensando nisso, a Previdência Usiminas possui o Programa de Educação Previdência e Financeira – Futurar. O programa possui um blog, em que dá acesso a uma série de conteúdos – notícias, artigos, cartilhas, vídeos, palestras, cursos, simulador – para ajudar a população a entender mais sobre o universo previdenciário e financeiro.

Assim, por meio da educação previdenciária e financeira, o objetivo é contribuir para que esta geração e as próximas tomem decisões mais assertivas e conscientes para possibilitar uma qualidade de vida melhor e mais segura financeiramente.

Criado em 17.06.2024 | Atualizado em 17.06.2024

WordPress Lightbox