Conselho de mãe é bom, e com aconselhamento financeiro e previdenciário fica melhor ainda!

Você já parou para pensar no quanto a sua mãe influenciou em como você lida com as suas finanças?

Artigo de autoria de Laís Guerra*

O Dias das Mães é comemorado neste mês de maio, mas o papel materno tem influência durante toda a vida dos filhos e em várias áreas, inclusive, na financeira.

Afinal, a educação dos filhos inclui também a educação financeira e previdenciária, na forma como os pequenos administram o dinheiro, com o pensamento não só no presente, mas também no futuro.

De acordo com a pesquisa feita pela Serasa em parceria com a Opinion Box, 85% dos pais entrevistados já conversaram sobre vida financeira com os seus filhos. Mas, apesar de ser um tema abordado pela maioria dos pais, ainda há um percentual de pais que nunca falaram sobre o assunto com os seus filhos.

O primeiro passo para conseguir transmitir os ensinamentos para ter uma vida financeira e previdenciária saudável é quebrar o tabu de falar sobre este assunto. O cotidiano de uma casa é cercado por decisões financeiras, desde compras de supermercado, roupas, móveis até o gasto com a matrícula na escola etc.

Dessa forma, existem diversas oportunidades de incluir os filhos nos assuntos financeiros e despertar o interesse em pensar a longo prazo quando o assunto é dinheiro.

Apenas 46% dos pais fazem algum tipo de investimento para os filhos

A pesquisa mencionada acima indica que 51% dos pais dão mesada e que o principal motivo tem o caráter educacional de ensinar aos filhos a lidar com o próprio dinheiro. Entre esse percentual, 47% dos filhos começaram a receber mesada com idade de 5 a 7 anos.

Em relação à forma de recebimento da mesada, 59% dos filhos recebem dinheiro em espécie, sendo que 49% guardam a mesada no cofrinho.

Vale observar que a pesquisa foi feita em 2021 e que a forma de recebimento e guarda da mesada ainda possuem características conservadoras.

Já no que diz respeito aos investimentos, 46% dos pais afirmam que fazem algum tipo de investimento para os filhos e, desse percentual, apenas 20% optam pela previdência privada.

Quando o assunto é investimento, existem diversas opções, e a escolha deve ser feita tendo em mente o objetivo de cada um, levando-se em consideração as variáveis envolvidas, por exemplo: a composição familiar, no que tange a quantidade de filhos, se os pais são vivos etc.; a renda familiar, se é e fixa ou variável; a expectativa de vida; o tipo de previdência, entre outros.

Investimento no futuro

Para apoiar você, que é mãe ou filho(a), quando o assunto é educação financeira e previdenciária, a Previdência Usiminas possui o Programa de Educação Previdenciária e Financeira – Futurar, que conta com uma série de eventos e ações, além de conteúdos de educação continuada disponíveis em seu Blog, para que toda a família experimente uma vida financeira mais segura e tranquila.

E, se você é empregado de uma das empresas Usiminas, vale a pena conhecer também as condições do Usiprev, o plano  da Previdência Usiminas que está disponível para quem ainda não fez a adesão. Neste plano, você escolhe um percentual de contribuição de acordo com sua disponibilidade financeira e pode alterá-lo a cada três meses. E, no Usiprev, ainda tem opções de diferentes perfis de investimento, como o  conservador, o moderado ou o agressivo, para ajudar você rentabilizar a poupança previdenciária.

5 dias de educação financeira e previdenciária

Confira algumas dicas sobre como disseminar e aplicar a educação previdenciária e financeira.

1 – Eduque pelo exemplo

Demonstre para os seus filhos que dinheiro é coisa séria e o que deve ser considerado antes de tomar decisões. Ao perceberem que a mãe ou pai está agindo desta maneira, naturalmente seguirão o mesmo padrão.

2 – Pense em você e no seu futuro

Tenha em mente que, em algum momento, você irá se aposentar. Para se preparar para esta fase, conte com uma previdência complementar para manter a estabilidade financeira e, assim, não depender apenas da aposentadoria do INSS. Lembre-se de que o equilíbrio da sua vida financeira também impacta no bem-estar dos seus filhos.

3 – Ensine seu filho a juntar dinheiro e investir

A primeira lição é ensinar que devemos gastar menos do que ganhamos para não criar dívidas. A segunda lição é que dinheiro parado também é uma forma de perder dinheiro, por isso, aprender a investir também é importante.

4 – Modere nas compensações

Evite compensar sentimentos com as compras. Ao tentar compensar a culpa, por exemplo, com presentes, os filhos podem estar assimilando a falta de autocontrole no consumo.

5 – Fale sobre dinheiro com os filhos, mas observe a idade

É importante falar sobre dinheiro com os filhos, mas os assuntos abordados devem estar adequados à idade. De nada adianta tentar explicar juros para crianças ou tentar explicar somente a soma das despesas para filhos adolescentes. Acompanhe o desenvolvimento dos seus filhos e dissemine o conhecimento aderente a cada faixa etária.

Fontes: Seu Futuro Vale Mais e Saks

Para mim, conselho de mãe é bom, mas com conhecimento fica melhor ainda!

Embora este texto mencione sobre o papel das mães na educação financeira e previdenciária dos filhos, não custa nada lembrar que a responsabilidade de educar os filhos é tanto do pai quanto da mãe, conforme prevê o artigo 229 da Constituição Federal.

*Laís Guerra é advogada da Previdência Usiminas e especialista em previdência complementar

WordPress Lightbox