Chegou o Programa de Educação Previdenciária e Financeira – Futurar!

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC aponta que 8 em cada 10 famílias estão endividadas. Já um levantamento feito pelo Instituto Locomotiva, a pedido da XPeed, demonstrando que 46% das 1.500 pessoas entrevistadas têm ansiedade em relação à situação financeira. Entre os entrevistados, 47% afirmaram se sentir inseguros ao lidar com informações financeiras. E 39% adiam suas decisões por medo de encarar as finanças.

Para lidar com o dinheiro com leveza, o acesso à informação é um grande passo para desmistificar o tema. E, por isso, a Previdência Usiminas lançou o Programa de Educação Previdenciária e Financeira – Futurar. O Programa visa apoiar as famílias em sua jornada financeira e na busca pela realização de sonhos. O Futurar tem ainda o objetivo de promover ações, palestras, vídeos e conteúdos sobre planejamento financeiro, aposentadoria, orçamento doméstico e demais assuntos ligados ao universo financeiro e previdenciário aos mais de 36 mil participantes, aposentados e pensionistas, de forma extensiva aos seus familiares.

Identidade visual foi criada para o Programa Futurar

Blog e identidade visual

Entre as ações da campanha, está o lançamento do blog Futurar no dia 14 de setembro do ano passado. O blog traz matérias, vídeos, links úteis e glossário sobre aposentadoria. Além disso, conforme imagem ao lado, foram criados o nome e a logo do Programa para que o Futurar sejam reconhecidos em suas ações.

Mídias sociais

Atualmente a Previdência Usiminas tem um canal no Linkedin, no Vimeo e no YouTube. Em breve, o Programa também será lançado no Facebook e Instagram com conteúdos exclusivos de educação previdenciária e financeira. Acompanhe!

Eventos presenciais e on-line

Márcia Tavares abordou o tema longevidade durante palestra

Como parte da programação de estreia do Programa Futurar foram realizados dois eventos presenciais e on-line em 2022. Um deles foi a palestra da especialista em longevidade Márcia Tavares, em comemoração ao Dia do Idoso, promovida em parceria com a Usiminas. O outro foi uma apresentação dos planos de benefício Usiprev e PB1, com o tema “Seu benefício em foco”, para cerca de 80 pessoas em Belo Horizonte. Ambos foram transmitidos pelo YouTube.

Também fazem parte do Futurar as palestras realizadas no Programa Integração das empresas Usiminas, que é voltado para os novos colaboradores. Nova forma de apresentação e vídeos estão sendo produzidos para tornar o tema de mais fácil entendimento. A Entidade também pretende resgatar o Programa de Preparação para a Aposentadoria para apoiar as pessoas em suas decisões em vias de se aposentar.

Neste ano, também estão sendo realizados outros eventos para a prestação de contas da Entidade e para levar mais informações aos participantes e assistidos. Entre eles, está a palestra “Seu benefício em foco”, realizada para os assistidos dos planos Cosiprev e PBD em Santos nos dias 23 e 24 de janeiro. No dia 3 de fevereiro, será a vez dos assistidos do Usiprev e PB1 participarem da palestra na cidade de Ipatinga.

Publicações em linha com a saúde financeira

Desde o início do ano, as ações do Programa têm sido aplicadas junto à equipe interna, por meio de notícias divulgadas na newsletter para os colaboradores. A Revista Previdência Usiminas & Você também sempre traz matérias sobre o tema. A Entidade também tem buscado ouvir as pessoas e suas histórias para promover um ambiente de troca de conhecimento. E, no blog, é possível acompanhar as matérias e uma série de vídeos estão sendo programados para lançamento ainda neste ano.

COM A MÃO NA MASSA

O Futurar envolve três áreas da Previdencia Usiminas: Investimentos, Benefícios e Comunicação. Durante o ano, as áreas sugerem ações, alinham estratégias e verificam a melhor forma de traduzir as informações.

Marco Túlio Cardoso

“O Programa Futurar almeja desenvolver nas pessoas as habilidades necessárias para entender melhor sobre planejamento financeiro, cenário econômico e investimentos. Tem como objetivo também oferecer informações que ajudem as pessoas a fazerem escolhas assertivas, inclusive de perfis de investimentos. Com isso, pretendemos ajudar aos participantes e assistidos a alcançarem seus objetivos e o tão sonhado bem-estar financeiro” – Marco Túlio Cardoso, Gerente de Investimentos

Wagner Ferreira Moura

“Com o aumento da longevidade, crescem também os desafios enfrentados pela previdência social. Esse fenômeno evidencia o papel primordial da previdência complementar e a importância da educação financeira e previdenciária, para que as pessoas assumam novas responsabilidades com relação à construção de um patrimônio para o futuro e de uma aposentadoria com mais qualidade de vida” – Wagner Ferreira Moura, Gerente de Processamento de Benefícios

“A Entidade reconhece o seu papel de ser porta-voz de educação previdenciária e financeira. Afinal, é uma previdência privada, responsável em gerir o patrimônio dos participantes e assistidos que vão usufruir do benefício no futuro. Será de imensa valia poder contar com o envolvimento de todos junto ao Futurar, sugerindo pautas, palestras e melhorias em nossa comunicação, para assim estreitarmos o nosso relacionamento e apoiá-los em suas escolhas” – Viviane Primo, Analista de Comunicação

WordPress Lightbox