Muitas pessoas acabam se endividando devido ao uso inadequado do cartão de crédito. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), publicada pela Fecomércio, 86,6% das dívidas das famílias brasileiras são feitas por meio do cartão de crédito.
Por isso, confira a seguir quatro dicas sobre como usar melhor o seu cartão de crédito e, assim, manter a saúde das suas finanças!
1. Faça um planejamento financeiro
A primeira dica é fazer um bom planejamento financeiro. Para isso, é importante saber qual é o seu orçamento fixo mensal e o quanto pode gastar com compras eventuais. Assim, você evitará usar o cartão de crédito como “salvação” para pagar contas não previstas no seu orçamento.
Para ajudar você nesse planejamento, uma dica é usar aplicativos. E lembre-se: cartão de crédito não pode ser visto como uma renda extra.
2. Compre à vista
Sempre que for possível, compre à vista e evite parcelar no cartão crédito. Assim, você não comprometerá a sua renda por vários meses. Além disso, no pagamento à vista, muitos lojistas que oferecem descontos ao consumidor.
3. Trave o limite do cartão
Os aplicativos dos bancos e fintechs possuem ferramentas de controle de gastos. Uma delas é o travamento do limite do cartão. Essa é uma estratégia que ajuda a não gastar mais do que um determinado valor fixado por você. E, caso precise, você pode reverter o travamento e retornar ao limite antigo.
4. Pague o valor total da fatura
Evite ao máximo pagar o valor mínimo da fatura do cartão. Isso pode ser uma armadilha, pois, com o tempo, as contas podem sair totalmente do controle e fazer com que você fique endividado e ainda pague juros.
Por isso, sempre busque pagar o valor total das faturas mensais.
Fonte: Isto é Dinheiro