Ainda há tempo para começar e recomeçar se a perspectiva do futuro é de longevidade. Afinal, somente nos últimos 12 anos, o número de centenários no Brasil aumentou 67%, segundo dados do IBGE. Então, uma pessoa com 50 anos de idade pode ter ainda metade do caminho pela frente. A questão agora é: como temos nos preparado para viver por tanto tempo?
Reflexões como esta foram feitas durante a edição do TalkPrev 2023, realizado nessa quarta-feira (29/11), de forma 100% on-line e transmitido pelo canal de YouTube da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – Abrapp. Em formato de webinar, desta vez, o evento teve como tema “Longevidade: a relação entre cérebro, tempo e dinheiro”. A iniciativa é uma realização da Comissão Técnica Leste de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp, feita em parceria com a Previdência Usiminas, Libertas, Forluz, Prevcom-MG e Agros, e com o apoio da UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta.
O TalkPrev é realizado anualmente para os colaboradores do segmento de previdência complementar. E, pela primeira vez, foi aberto também para os participantes, aposentados e pensionistas das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPCs.
Na abertura, o diretor-presidente da Abrapp, Jarbas de Biagi, agradeceu a presença de todos e os membros da Comissão Técnica por promoverem esta iniciativa. Biagi reforçou ainda a importância da previdência privada para ter uma vida longeva mais tranquila. “Nossa meta é ter previdência complementar para todos. (…) Nosso propósito é que todos tenham previdência complementar, para que tenham uma vida melhor, mais tranquila”, afirmou.
O webinar foi mediado por Ludmila Benevides, coordenadora da Comissão e também coordenadora de Comunicação da Fundação Libertas. Conforme explicou Ludmila, o tema do TalkPrev deste ano foi escolhido após a realização de uma enquete, entre os dias 14 e 21 de julho deste ano, com os participantes, aposentados e pensionistas das Entidades. Com um total de 1.134 respostas, o tema escolhido foi qualidade de vida/longevidade, com quase 49% dos votos.
Pilares para uma vida longeva
Para falar sobre o tema escolhido, o TalkPrev contou com a participação do convidado Luiz Carlos de Moraes, que é pedagogo, mestre em Administração, pós-graduado em Gerontologia, pós-graduado em Administração de Recursos Humanos, diretor de relacionamento da Rede Supera de Escolas de Ginástica para o Cérebro e sócio fundador da Plataforma Supera.
Durante o webinar, Luiz abordou a relação entre cérebro, tempo e dinheiro para proporcionar o bem-estar no futuro e, assim, uma vida mais longeva e melhor. Como lembrou o palestrante, o mundo está envelhecendo e, portanto, é preciso que todos se preparem para viver esta longevidade. “Nós queremos viver mais, ativos e saudáveis”, pontuou. E, para isso, como ressaltou Luiz, é preciso ter garantias econômicas, a exemplo de um plano de previdência privada. Ele destacou ainda que, segundo a Organização Mundial de Saúde, o envelhecimento ativo possui três pilares que o sustentam, garantindo que os indivíduos vivam melhor sua longevidade: saúde, segurança e participação. Ao longo do evento, Luiz detalhou como garantir uma vida a partir desses três pilares.