A Previdência Usiminas realizou ações do “Seu Benefício em Foco”, nas cidades de Santos (SP) e Belo Horizonte (MG). Os eventos fazem parte do calendário anual do Programa de Educação Previdenciária e Financeira – Futurar e trata-se de uma oportunidade para os aposentados e pensionistas tirarem dúvidas e ficarem por dentro sobre os planos de benefícios. Cerca de 300 pessoas participaram da iniciativa nas duas localidades. No dia 28 de setembro, será a vez da cidade de Ipatinga receber o evento.
Em Santos, o encontro foi promovido na sede da Abraco, no último dia 30 de agosto, com o objetivo de dar mais informações sobre os planos PBD e Cosiprev. O presidente da Abraco, Sidney do Carmo Chagas, esteve presente e agradeceu a presença de todos.
Já, em Belo Horizonte, o evento foi realizado no dia 21 de setembro, na sede da Previdência, e teve como foco os planos PB1 e Usiprev. Maria Ignez Gerken, presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Usiminas – AAPPU, participou da iniciativa e também agradeceu os aposentados e pensionistas pela presença.
Representando a Previdência Usiminas, em ambos os encontros, estiveram presentes o diretor-presidente, Roberto Maia; o diretor de benefícios, Leonardo Vecchi; e o diretor financeiro, Sérgio Campos.
Temas abordados
As palestras do “Seu benefício em foco” foram apresentadas pelos colaboradores: Wagner Moura, gerente de benefícios; Taciana Almeida, atuária sênior; Marco Túlio Cardoso, gerente de investimentos; Simone Tannure, analista financeiro sênior; Viviane Primo, analista de comunicação sênior; e Sandra Queiroz, gerente de relacionamento. Os temas abordados foram:
- condições do empréstimo disponível aos aposentados e pensionistas da Previdência Usiminas;
- informações e detalhes sobre os planos;
- cenário econômico e como ele impacta no benefício;
- resultado da Pesquisa de Satisfação feita pela Entidade junto aos participantes, aposentados e pensionistas;
- nova área de relacionamento para melhor atender aos participantes
- como acessar o autoatendimento, consultar o contracheque e acompanhar de perto o benefício da Previdência Usiminas.
Iniciativa aprovada
A presidente da AAPPU, Maria Ignez Gerken, aprovou a iniciativa e destaca que esta é uma forma de conscientizar os aposentados e pensionista sobre a importância de acompanhar as finanças. “Estamos em uma época em que todos estão voltados para viver mais. Porém, para isso, é preciso ter condições não só de saúde, mas também financeiras. Então, com este encontro, nós estamos dando o recado para todos entenderem o que é o benefício da Previdência e, assim, poderem viver dentro dos seus limites. A gente também está levando para os aposentados e pensionistas a confiança na administração, porque nós conseguimos até hoje andar no ‘caminho Usiminas’”, afirma Maria Ignez ao destacar a transparência da gestão dos recursos feita pela Previdência Usiminas.
O aposentado do Usiprev Rodrigo Barbosa de Albuquerque é exemplo de como a iniciativa é importante para a conscientização dos assistidos a respeito do funcionamento dos planos previdenciários. Afinal, ele conta que o evento foi uma oportunidade para aprender e se atentar para a importância de acompanhar o seu plano. “Achei a iniciativa muito boa e até peguei até umas ‘colas’ com o gerente de investimentos de vocês (Marco Túlio Cardoso). Com essas iniciativas, a gente aprende mais sobre como funciona o benefício da Previdência. Por minha própria culpa, eu estava muito mal-informado sobre como funciona o benefício e nunca nem tinha olhado o meu contracheque. Durante o evento, aprendi como funciona o reajuste do benefício e qual é o critério para isso. Agora vou acompanhar um pouco mais o meu benefício”, ressalta Rodrigo, que participou do evento em Belo Horizonte.
Vera Lúcia Leal Ramos, que é pensionista há quase 25 anos do plano PBD, também diz que o encontro, realizado em Santos, foi uma oportunidade para conhecer melhor o seu benefício. “Gostei muito, porque eu pouco sabia a respeito do meu benefício da Previdência. Eu não conhecia os meus direitos… Nunca precisei pegar empréstimo, mas, se tivesse precisado, eu não saberia desse direito. Não fazia ideia também de qual plano eu participava. Então, aprendi bastante durante as palestras. Aprendi sobre como funciona as aplicações e investimentos, e isso me deu mais segurança. Eu nunca tinha acessado o aplicativo e visto o meu contracheque. E, depois do evento, consegui fazer o cadastro e já acessei o app. (…) Vocês estão de parabéns pela organização do evento. Senti que os funcionários sabiam muito bem sobre o que estavam falando, porque eles deram números, dados, data… E todas as perguntas feitas foram respondidas”, destaca Vera Lúcia.
Data: 25/09/2023