Time da área de Investimentos da Previdência Usiminas se prepara para elaborar a Política de Investimentos 2023

Palestra com especialistas é realizada visando dar subsídios para a construção do documento

Caio Megale apresentou uma palestra sobre a economia global e do país

Na tarde desta sexta-feira (11/11) tivemos a oportunidade de ouvir dois especialistas sobre o cenário econômico e as perspectivas para as políticas de investimentos para 2023. Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos, discorreu sobre a economia global e do país e, Guilherme Benites, sócio e diretor técnico da Aditus Consultoria Financeira, trouxe reflexões sobre as perspectivas para as políticas de investimentos de 2023.

Cerca de 70 pessoas participaram da palestra, em formato totalmente on-line. Participaram os membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal, a Diretoria Executiva, os colaboradores e colaboradoras da Previdência Usiminas.

A iniciativa visou ampliar o conhecimento da equipe interna da Previdência Usiminas, bem como o dos conselheiros, e serviu de insumos para a elaboração da Política Anual de Investimentos. A Política é um importante instrumento de governança corporativa da Entidade, e ela traz diretrizes e medidas que norteiam a gestão de longo prazo dos investimentos dos planos de benefícios.

De olho nos benchmarks dos planos

Para o diretor financeiro da Previdência Usiminas, Sérgio Carvalho Campos, é muito importante que os envolvidos na elaboração e aprovação da Política de Investimentos estejam por dentro das mudanças que ocorrem continuamente no cenário econômico, para que estejam preparados para avaliar com cautela todos os cenários. “É preciso traçar as metas estrategicamente, buscando rentabilidades atrativas e a superação dos benchmarks dos planos e, sem perder de vista que estamos diante de um cenário econômico incerto e desafiador. Para isso, além de palestras como esta, também realizamos treinamentos com nossas equipes e fazemos estudos de ALM e CFM”, esclarece.

Guilherme Benites trouxe reflexões sobre as perspectivas para as políticas de investimentos de 2023

Sobre como o cenário internacional poderá impactar o cenário econômico, Caio Megale disse que o Brasil poderá ser impactado. “É um cenário desafiador e pode impactar o Brasil, tanto para o bem quanto para o mal. Nosso problema conjuntural é inflação; o risco é o Banco Central aumentar os juros e nossa taxa de câmbio não aumentar. Nosso país é forte em commodities, vivenciamos algumas reformas e ainda temos a economia verde a nosso favor. O Brasil é destaque nesse sentido e um dos únicos países com condições de entrar como credor no mercado de carbono.  O mundo precisa dos nossos produtos. Precisamos que continuem havendo reformas no país, principalmente reformas tributárias. No entanto, por enquanto, não há sinalização no novo governo. Também precisamos atrair fluxo de capitais para o país. Creio ainda que teremos uma tendência de inflação maior para a frente, isso significa que teremos juros também maiores”, explicou.  

Na mesma linha, Guilherme Benites também acredita em continuidade de juros altos e propôs que, ao elaborar uma Política de Investimentos para 2023, deve-se levar em consideração esse cenário da alta de juros. “Não trabalharemos com somente um ano de cenário para os estudos de macroalocação. No entanto, provavelmente passaremos por um período de juros reais elevados. Os impactos disso seriam: os estudos indicarem menor necessidade de risco nas carteiras; os benchmarks, sobretudo os atrelados ao IPCA, serem revisados; precisar avaliar a conveniência de aceitar a redução de risco na carteira, seja pela necessidade de compensação dos anos anteriores ou pela possibilidade de recuperação em 2023”, esclarece.

Confira o mini currículo dos palestrantes

Caio Megale

Caio Megale

Caio Megale é economista graduado pela USP e mestre pela PUC-Rio. Foi secretário de indústria e comércio, diretor na Secretaria Especial da Fazenda no Ministério da Economia e secretário municipal da Fazenda em São Paulo. No setor privado, foi economista sênior da Lloyds Asset Management e da Gávea Investimentos. Participou da fundação da Mauá Investimentos da qual foi sócio e economista-chefe. Também foi economista e associado do Banco Itaú BBA, responsável pela área de atendimento a clientes. Atualmente, é economista-chefe da XP Investimentos.

Guilherme Benites

Guilherme Benites

Guilherme Benites é sócio e diretor técnico da Aditus Consultoria Financeira. Bacharel em Matemática pelo IME-USP, mestre em Matemática pelo IME-USP e doutor em Engenharia Elétrica pela POLI-USP. Guilherme também é Financial Risk Manager pela GARP (Global Association.

WordPress Lightbox