Membros da Diretoria Executiva iniciaram uma série de visitas institucionais às associações de aposentados e pensionistas, que reúnem colaboradores e ex-colaboradores da Previdência Usiminas e das empresas Usiminas. A iniciativa visa estreitar o relacionamento e levantar as principais demandas dos públicos da Entidade para que ela seja cada vez mais atuante.
As primeiras visitas foram feitas às unidades da Previdência Usiminas, da Usiminas e das associações das cidades de Ipatinga e Santos. Posteriormente, a expectativa é que os encontros possam ser realizados junto às demais patrocinadoras, entre elas a Soluções Usiminas, Usiminas Mecânica, Mineração Usiminas, Unigal, Usiroll, Fundação São Francisco Xavier e Consul.
De acordo com o diretor-presidente da Previdência Usiminas, Roberto Maia, por meio da iniciativa, foi possível elencar as principais demandas e conhecer pessoalmente as equipes da Entidade. “Queremos promover uma via de mão dupla, ouvir mais as necessidades dos nossos colaboradores e colaboradoras, das associações, dos aposentados e pensionistas e fortalecer nosso relacionamento. Afinal, as empresas Usiminas, Associações e Entidade têm interesses comuns, que é o de cuidar de nossos participantes, aposentados e pensionistas, oferecendo serviços de qualidade”, esclarece.
Para o diretor de benefícios, Leonardo Vecchi, após o período de pandemia, estão sendo retomadas as visitas às unidades de Santos e Ipatinga, às associações, assim como às plantas dos patrocinadores. “A intenção é estreitar o relacionamento com nossos aposentados e pensionistas também por meio das associações e, de nossos participantes ativos por meio das patrocinadoras. Essa ação busca uma maior aproximação com o nosso público para que possamos atendê-los da melhor maneira possível”, acrescenta.
Visitas em Ipatinga
Em Ipatinga, as visitas contaram com a presença do diretor-presidente, Roberto Maia, do diretor de benefícios, Leonardo Vecchi, e da coordenadora de Benefícios da unidade de Ipatinga, Fabrícia Braga. As visitas aconteceram nos dias 29 e 30 de agosto, na unidade da Previdência Usiminas, na Usiminas e na Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga – AAPI.
As primeiras visitas foram na unidade da Previdência Usiminas e AAPI, em 29 de agosto. Em seguida, foi a vez de visitar Helton Muzzi Martins, que é diretor-executivo de produção da Usina de Ipatinga da Usiminas.
Para a coordenadora de Benefícios, Fabrícia Braga, as visitas foram uma excelente oportunidade para estreitar laços. “Foi um momento de interação, buscando uma melhor comunicação, com o intuito de entender os anseios e necessidades de nossos participantes e assistidos, contribuindo para o sucesso da nossa missão, visão e valores”, ressalta Fabrícia.
Visitas em Santos
Nos dias 19 e 20 de setembro, os membros da Diretoria Executiva da Previdência Usiminas também visitaram a unidade da Entidade em Santos, a Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados – Atmas e a Associação Beneficente e Representativa dos Aposentados da Cosipa – Abraco.
Além disso, a equipe da Previdência se reuniu com o diretor-executivo de produção da Usina de Cubatão da Usiminas, Mateus Alexandre da Silva, que é também conselheiro deliberativo da Previdência Usiminas.
Na oportunidade, participaram dos encontros o diretor-presidente da Previdência Usiminas, o diretor de benefícios e a coordenadora de benefícios da unidade de Santos, Sandra Queiroz. “A visita da diretoria à Previdência Usiminas em Santos foi muito importante para valorizar os colaboradores da unidade, nos sentimos honrados e despertou um sentimento de gratidão e pertencimento. Além disso, as visitas feitas à Abraco, à Atmas e à Usiminas em Cubatão demonstram que a Entidade está com as portas abertas para receber os participantes e assistidos e está buscando recursos para se modernizar a cada a dia para oferecer segurança e transparência ao seu público”, ressalta Sandra.
Durante a visita à Abraco, Roberto Maia, Leonardo Vecchi e Sandra Queiroz foram recebidos pelo presidente da associação, Sidney do Carmo Chagas e pelo diretor Galbas da Silva, que também é conselheiro da Previdência Usiminas. Conforme o presidente da Abraco, Sidney do Carmo Chagas, a iniciativa foi muito produtiva. “Achamos de grande valia esta aproximação da Previdência Usiminas e da Abraco, pois o importante é trabalharmos juntos em prol dos beneficiários da nossa Previdência Usiminas”, afirma Sidney.
Quanto a visita à Atmas, a equipe da Previdência Usiminas foi recebida pelo presidente da associação, Antonio Carlos Domingues da Costa e pelos diretores, dentre eles, os também conselheiros da Previdência Usiminas, Eduardo Duarte Soares e Reginaldo Eloi Machado. Na oportunidade, foram elencadas e discutidas agendas futuras de diferentes temas e acordado um cronograma de encontros para manter atualizadas as demandas surgidas para cada uma das partes.
Segundo o presidente da Atmas, Antônio Carlos Domingues da Costa, o encontro representou aproximação. “A visita foi de muita importância porque a gente reestabelece uma linha, não apenas na questão de trabalho e daquilo que temos como reivindicação, mas também, uma oportunidade para estreitar os laços. Acredito ainda, que pelo fato de representarmos um número expressivo de mais de 15 mil aposentados, pensionistas e ativos, entre os planos PBD e Cosiprev, é preciso ter atenção, ter um olhar próximo. Precisamos dar continuidade a esse trabalho e sugerimos que fosse possível fazer um encontro entre as entidades que representam esses segmentos junto à Previdência Usiminas”, conclui.
Data: 13/10/2022