É uma preocupação comum dos pais ensinar aos filhos a lidarem bem com o dinheiro. Por isso, muitas famílias têm dúvidas como: quando e como falar sobre dinheiro com as crianças? Existe uma idade certa para começar a falar sobre o tema com os filhos?
Em entrevista ao portal G1, Jessica Maldonato, psicóloga infantil do Canto Baobá, afirma que é possível ensinar sobre finanças mesmo para crianças bem pequenas. Para os pequeninos que têm 5 ou 6 anos, é possível falar sobre dinheiro utilizando conversas ou jogos. Contudo, crianças menores, que têm 2 ou 3 anos, os pais devem usar uma linguagem mais lúdica.
Para ajudar os papais e mamães nessa missão, a psicóloga indica fazer algumas brincadeiras como:
- Supermercado: em casa, utilize itens de supermercado para fazer simulações de pagamentos. Seja criativo nesse momento, deixando com que a criança escolha os produtos que irá “comprar”. A ideia é que, assim, seja possível mostrar a importância de cada compra e entender o que filho entende sobre dinheiro.
- Banco imobiliário: algumas versões do jogo podem trazer ensinamentos sobre como gastar o dinheiro de forma consciente e a investir o dinheiro em compras de ações e de propriedades.
- Livros: há diversas obras que podem ensinar sobre finanças, entre elas estão “O Pé de Meia Mágico”, “João e o Pé de Feijão”, “A Menina”, “O Cofrinho e a Vovó” e “Como cuidar do seu dinheiro”.
Outra dica é usar o famoso “cofrinho” ou a mesada para “criar uma relação mais profunda sobre consumo”, uma vez que a criança terá que administrar o próprio dinheiro.
Fonte: portal G1