A Comissão Técnica Leste de Estratégias e Criação de Valor da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – Abrapp promoveu o TalkPrev 2025, com o tema “Conversas que valem ouro: como falar de dinheiro e previdência com os filhos”.
O evento foi realizado de forma on-line e transmitido ao vivo pelo canal da Abrapp no YouTube, no último dia 3 de dezembro. Na abertura do encontro, Eduardo Lamers, Superintendente Geral da Abrapp, destacou a importância do tema para o futuro das novas gerações e algumas ações que a Associação tem apoiado, como a inclusão do ensino de educação financeira e previdenciária nos currículos escolares.
A coordenadora da Comissão e colaboradora da Previdência Usiminas, Thaís Versiani, explicou que “o TalkPrev é uma iniciativa voltada para ampliar conversas sobre educação financeira e previdenciária de forma simples, acessível e prática e fortalecer a cultura previdenciária, trazendo conteúdos úteis para a vida real”.
Com esse propósito em vista, nesta edição, o evento abordou um tema que desperta interesse de pais e mães e também de todos que convivem com alguma criança ou adolescente. Para isso, contou com a participação de dois convidados: Clariana Barcelos, que é criadora do projeto Poderoso Cofrinho, autora de livros infantis, colunista da revista Crescer e referência em educação financeira infantil; e Cristiano Verardo, diretor da Vexty, especialista da UniAbrapp, porta-voz da iniciativa “Previdência é Coisa de Jovem” e autor do livro Previdência é Coisa de Família.
Hábitos como a chave para um futuro financeiramente mais saudável
“Educação financeira não é matemática, não é sobre saber fazer contas, mas é sobre hábito, comportamento e cultura”, afirmou Clariana. Ela explicou que a educação financeira começa com o ensinamento sobre a importância da paciência, a gratificação adiada (aprender a poupar) e a capacidade de fazer escolhas, e isso deve ser trabalhado antes mesmo de a criança ter uma compreensão sobre o que é o dinheiro.
Ela apresentou sugestões de como essas questões e os pilares da educação financeira – ganhar, poupar, gastar e doar – podem ser trabalhados nas diferentes fases da infância e adolescência e destacou como esses ensinamentos contribuem para a formação de adultos mais preparados e como trarão reflexos no dia a dia da família já no presente. “No cotidiano, ela [a criança] vai parar de pedir para comprar tudo que vê no shopping, vai saber esperar, ser paciente”, explicou.
A dinâmica familiar e o valor do exemplo dos adultos para a formação dos hábitos de crianças e jovens foram o foco da apresentação de Cristiano Verardo. Para ele, os pais e responsáveis não podem ter medo de assumir o papel de comandantes, ensinando sobre disciplina, organização e planejamento financeiro. Afinal, “não basta uma família estar no mesmo barco, mas é fundamental que todo mundo daquela micro comunidade esteja remando na mesma direção”, alertou.
Ele destacou a importância de ensinar por meio do exemplo, uma vez que crianças e adolescentes são observadores e, a partir do que veem, vão construir seus próprios comportamentos, inclusive sobre consumo e a relação com o dinheiro. Também alertou para a necessidade das famílias tratarem este tema com os filhos com frequência. Conforme Verardo, não será uma única conversa que mudará a perspectiva sobre o tema, mas, sim, a repetição, o diálogo em momentos variados e como parte da rotina.
No chat da transmissão, o público pode interagir, fazendo comentários e perguntas para os palestrantes. O momento de esclarecimento de dúvidas foi mediado pela coordenadora suplente da Comissão, Caroline Comastri, do Agros. Como sensibilizar os filhos para o assunto sem recorrer a discursos de escassez ou falta, como lidar com as comparações entre colegas e a influência das redes sociais no estímulo ao consumo foram algumas das questões enviadas pelo público e esclarecidas por Clariana e Verardo.
A gravação das valiosas lições do TalkPrev 2025 pode ser acessada no canal da Abrapp do YouTube.
Clique aqui para conferir!




