
Um país mais consciente começa com uma educação que prepara seus cidadãos desde cedo para lidar com escolhas que envolvem dinheiro, consumo e futuro. É com esse propósito que o Governo Federal lançou o programa Na Ponta do Lápis, uma iniciativa voltada à educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária na educação básica, isto é, no ensino fundamental e médio. O lançamento ocorreu neste mês de julho, por meio do Ministério da Educação – MEC.
O que é o programa?
O Na Ponta do Lápis tem como objetivo oferecer aos estudantes conteúdos que os ajudem a:
- compreender o valor do dinheiro;
- conhecer conceitos básicos de previdência e seguros;
- entender como funcionam os impostos e o sistema fiscal;
- desenvolver hábitos saudáveis de consumo e a importância do planejamento financeiro.
Dessa forma, mais do que aprender a fazer contas, os alunos terão acesso a conteúdos que os ajudarão a tomar decisões conscientes ao longo da vida.
Como vai funcionar?
A adesão ao programa é voluntária e destinada a redes estaduais e municipais de ensino. Ao aderir, os governos locais recebem apoio técnico e financeiro, além de formação continuada para professores, gestores e profissionais da educação.
Será criado ainda um comitê estratégico formado por instituições como Banco Central, Receita Federal, Ministério da Previdência Social, Ministério da Fazenda, Superintendência de Seguros Privados e outros órgãos federais. O comitê irá definir orientações e recomendações para o plano de ação do programa.
Com o programa, mais de 30 milhões de estudantes e 2 milhões de professores poderão ser alcançados em todo o Brasil.
Por que essa iniciativa é importante para todos nós?
A educação previdenciária começa muito antes da escolha por um plano de aposentadoria complementar, a exemplo dos planos ofertados pela Previdência Usiminas. Ela começa em casa, nas conversas em família e também nas escolas. Dessa forma, o programa Na Ponta do Lápis reforça esse caminho ao inserir temas fundamentais no dia a dia de crianças e adolescentes, contribuindo para formar uma sociedade mais preparada para lidar com o presente e planejar o futuro.
Afinal, quanto mais as novas gerações aprenderem sobre finanças e compreenderem o papel da previdência, maior será a chance de termos adultos mais conscientes sobre sua segurança financeira e mais preparados para fazer escolhas sustentáveis ao longo da vida.
Fique atento
Se você tem filhos ou netos em escolas públicas, procure saber se o município ou estado onde mora já aderiu ao programa. Caso tenha interesse, converse com a escola e incentive o envolvimento. A cultura previdenciária e financeira se constrói com diálogo, informação e participação de toda a sociedade.
Acompanhe nossas ações de educação previdenciária e financeira
A Previdência Usiminas também tem a missão de promover conhecimento e apoiar você na construção de um futuro mais tranquilo financeiramente. Para isso, a Entidade conta com o Programa de Educação Previdenciária e Financeira, por meio do qual são realizados eventos, palestras, ações e divulgados uma série de conteúdos no blog voltados para o aprendizado contínuo para você e toda sua família.
Clique aqui para acessar o blog do nosso Programa e conferir os conteúdos sobre educação financeira e previdenciária!
Fonte: Ministério da Educação, Portal G1.
Criado em 25/07/2025 | Atualizado em 25/07/2025