
A 8ª edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, divulgada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – Anbima, em parceria com o Datafolha, revelou que 49% das pessoas que ainda não se aposentaram acreditam que sua principal fonte de renda no futuro não virá do INSS. A percepção é um alerta para a importância de buscar alternativas que complementem a aposentadoria pública, a exemplo da previdência privada.
Por outro lado, o levantamento mostra que, na prática, a previdência privada ainda é pouco acessada: entre os 37% dos entrevistados que afirmam fazer investimentos, apenas 6% têm aplicação nessa modalidade. Isso mostra que, mesmo com a consciência sobre os limites da previdência pública, ainda há um caminho importante de conscientização pela frente.
Perfil do investidor brasileiro: maioria na classe C e foco na poupança
A fatia de brasileiros que investem manteve-se estável em 2024, representando 37% da população adulta, o equivalente a 59 milhões de pessoas. A maior concentração está na classe C (46%), com renda familiar média de R$ 6.299, ensino médio completo (42%) e residência na região Sudeste (51%).
A caderneta de poupança segue como o produto mais utilizado, apesar do rendimento ser menor: entre os investidores, 64% mantêm recursos nela. Em seguida, estão títulos privados (17%), fundos de investimentos (15%), moedas digitais (11%) e ações (8%). Já a previdência privada aparece com 6%, seguida por títulos públicos (5%) e moedas estrangeiras (4%).
Entre os diversos produtos financeiros analisados na pesquisa, a busca por retorno financeiro é o principal fator que motiva os investidores, inclusive aqueles que escolhem planos de previdência privada. Nesse grupo, 46% apontaram o bom rendimento da previdência privada como razão para aplicar nessa modalidade. A preferência por retorno também é expressiva entre os que investem em moedas estrangeiras (68%), ações (59%), títulos públicos (50%), moedas digitais (51%), fundos de investimento (49%) e títulos privados (41%). Já a caderneta de poupança segue um padrão diferente: nela, o principal atrativo é a segurança (24%), seguida da facilidade de investir (20%) e da imagem da marca (19%), enquanto apenas 12% mencionam o retorno como motivação.
Perspectivas para 2025
A pesquisa mostra que quem investe também busca mais informação: 90% dos investidores dizem se informar sobre produtos financeiros. O principal canal segue sendo a conversa presencial com gerência ou assessoria financeira (26%), seguida por amigos e parentes (16%), sites de notícias (10%) e influenciadores digitais (que subiu de 5% em 2023 para 7% em 2024).
Entre os investidores atuais, 14 milhões avaliam parar de aplicar em 2025, mas a boa notícia é que 18 milhões de não investidores têm intenção de começarem a investir. Se isso se confirmar, o Brasil pode chegar a 39% da população que faz investimentos, um crescimento de dois pontos percentuais em relação ao cenário atual.
Clique aqui para acessar a 8ª edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro.
Educação previdenciária como aliada
Os dados reforçam a importância das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC na formação de uma cultura previdenciária e financeira mais consciente e estruturada no Brasil. Afinal, para quem deseja contar com uma alternativa ao INSS no futuro, é fundamental começar a investir desde já, com foco no longo prazo e em soluções alinhadas ao perfil e aos objetivos pessoais, a exemplo dos planos de previdência privada.
No caso da Previdência Usiminas, o plano previdenciário aberto para adesões é oferecido aos empregados das empresas Usiminas como uma oportunidade de acumular patrimônio e construir um futuro com mais tranquilidade e segurança financeira. Ao aderir ao plano, o empregado ainda conta ainda com aportes mensais da empresa no investimento do plano de previdência complementar.
Além disso, a Previdência Usiminas possui o Programa de Educação Previdenciária e Financeira, que disponibiliza conteúdos educativos em seu blog, e promove ações e eventos voltados para o aprendizado contínuo da sociedade.
Com isso, a Previdência Usiminas reafirma seu compromisso de promover o conhecimento como ferramenta de transformação, contribuindo para que esta e as próximas gerações façam escolhas mais conscientes e acertadas em relação ao seu futuro financeiro.
Criado em 25/07/2025 | Atualizado em 25/07/2025