Para ter saúde financeira, é preciso saber investir bem o seu dinheiro e poupar pensando no longo prazo. Porém, isso não vai funcionar se você ficar atolado em dívidas. Pensando nisso, trouxemos 10 dicas retiradas do site da Serasa Experian para você ficar em dia com as contas. Confira!
1 – Anote tudo
É muito importante anotar todos os gastos. Assim, você saberá exatamente com o que gastou o seu dinheiro. Também é necessário registrar quais pagamentos já efetuou, para que você não fique perdido e sem saber o que falta quitar ou não.
2 – Crie metas
Até quando você quer estar em dia com suas contas? Crie uma meta para sair das dívidas. A partir disso, você pode separar as dívidas prioritárias e criar estratégias para quitá-las. Por exemplo, estabeleça uma meta para pagar as dívidas mais altas até o fim deste ano. Você também pode dividir as metas por mês.
3 – Organize o orçamento
É fundamental organizar o orçamento. Para isso, você pode usar uma planilha, caderno ou aplicativo de celular. O importante é ter uma ferramenta em que possa anotar as entradas (salário, rendas extras, gratificações, 13º salário etc.) e saídas do seu dinheiro (com o que você gastou desde as contas fixas até os gastos eventuais). A partir disso, você conseguirá visualizar melhor quais são os gastos desnecessários e o que poderá cortar.
4 – Converse com a família
Toda família precisa estar envolvida neste processo de organização orçamentária, sugerindo ideias para diminuir as contas e para ganhar mais dinheiro. Converse com seus familiares e estabeleçam juntos o que podem fazer em prol dessa organização financeira.
5 – Corte gastos desnecessários
Como falamos, é preciso cortar gastos desnecessários. Por isso, para controlar as contas, talvez, seja preciso fazer um esforço. Pequenas economias podem ajudar, entre elas: apagar a luz enquanto não estiver usando; cozinhar mais em casa e comer menos fora; colocar o chuveiro na posição de verão em dias de calor; etc.
6 – Busque uma renda extra
Às vezes, só cortar não basta, pois ainda pode faltar dinheiro para pagar as dívidas. Nesses casos, uma dica é procurar uma renda extra. É importante pensar em atividades que não vão gerar mais gasto do que lucro. Pense em fazer algo com as habilidades que você já tem como vender doces e artesanatos ou fazer entregas de produtos comprados on-line.
7 – Negocie com os credores
Procure os credores e negocie suas dívidas de forma que fique mais fácil quitá-las. Por exemplo, tente chegar em um acordo em que as dívidas sejam parceladas ou peça desconto. Com as economias que fez cortando os gastos e com o dinheiro extra, ficará mais fácil negociar as contas.
8 – Priorize as dívidas com juros maiores
Caso tenha mais de uma dívida, dê prioridade para aquelas que possuem jutos mais elevados, pois são elas que podem prejudicar mais a sua vida financeira. Com essas dívidas controladas, ficará mais fácil quitar as contas mais baratas.
9 – Pesquise antes de comprar
Tendo dívidas ou não, pesquisar antes de comprar qualquer produto é uma dica para todas as pessoas. Sempre procure comprar pelo melhor preço e, assim, economizar.
10 – Faça uma autoavaliação
Reflita sobre o que aconteceu para você ficar endividado. Assim, você evitará repetir os mesmos passos e ficar novamente inadimplente no futuro.
Gostou das dicas? Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares para que eles também se livrem das dívidas! E lembre-se: dê um passo de cada vez e, logo, você sairá do vermelho!
Fonte: Serasa Experian