Previdência Usiminas realiza segregação de ativos do Usiprev

A iniciativa está em consonância com a gestão eficaz de ativos

A Previdência Usiminas iniciou no último mês de outubro a segregação dos ativos do plano de benefícios Usiprev visando a uma gestão cada vez mais eficaz de seus recursos.

O plano Usiprev é da modalidade de Contribuição Variável (CV), ou seja, mescla características dos planos de Benefício Definido (BD) e de Contribuição Definida (CD). Na fase de acumulação, que acontece durante a vida laborativa, o participante faz contribuições como em um plano CD, acumulando os recursos em contas individuais e com aportes definidos. Mas, no momento de receber a aposentadoria, o benefício mensal poderá ser vitalício (para o participante fundador), da mesma forma como ocorre nos planos BD, ou em prazo certo, como ocorre em um plano CD.

Como o plano reúne características de Contribuição Definida e de Benefício Definido, a Previdência Usiminas realizou estudos com o atuário responsável pelo Usiprev e com consultores de investimentos para avaliação da implementação de segregação real dos ativos do plano, com o objetivo de aumentar a eficiência da gestão dos recursos, a partir da execução de estratégias compatíveis com as características da massa de participantes.

A conclusão do estudo apontou que a segregação dos ativos do Usiprev é recomendável do ponto de vista da gestão de investimentos, uma vez que as parcelas de Benefício Definido e de Contribuição Definida possuem características diferentes. Tal segregação é recomendada também pela Previc, órgão fiscalizador do sistema, em seu “manual de melhores práticas de gestão”, sendo, inclusive, já adotada por várias entidades de previdência complementar privada no país.

Neste contexto, para consolidar a mudança, após avaliação e aprovação do Comitê de Investimentos, a Diretoria Executiva enviou a proposta de segregação ao Conselho Deliberativo para aprovação, o que ocorreu na 113ª Reunião Ordinária, realizada em 25 de setembro de 2020.  Desde então, adaptações no sistema (ERP) da Entidade foram realizadas para que a segregação pudesse ser efetivada operacionalmente.  

CARACTERÍSTICAS DIFERENTES, NECESSIDADES TAMBÉM DIFERENTES

As modalidades do plano (BD e CD) possuem fases, características e necessidades diferentes em se tratando de alocação de recursos garantidores. Por isso, as estratégias de investimentos também precisam ser diferenciadas. A segregação contribui para que a Previdência Usiminas adote estratégias de investimentos de curto, médio e longo prazo adequadas aos diferentes interesses e perfis dos participantes e assistidos, buscando segurança e maior retorno financeiro possível para cada grupo.

Para a parcela de Benefício Definido, será possível melhorar o que se chama de imunização do passivo atuarial do plano. A imunização tem como objetivo distribuir os recebimentos intermediários e finais dos ativos de acordo com a previsão para o fluxo de pagamentos dos benefícios futuros. Esta é uma estratégia de se buscar o contínuo equilíbrio visando o pagamento dos benefícios no longo prazo, alongando a carteira de investimentos com títulos público federais atrelados à inflação (NTN-B), de acordo com os estudos de ALM (Asset Liability Management) e CFM (Cash Flow Matching), que são realizados anualmente pela Entidade.

Já em relação à parcela de Contribuição Definida, será possível realizar investimentos que sejam mais condizentes com o nível de risco e retorno esperados, conforme os estudos de otimização de carteiras.

Assim, a partir da segregação real das carteiras de Benefício Definido (BD) e de Contribuição Definida (CD), o plano Usiprev passará a ter quatro cotas, pois, além das cotas que já existem para cada perfil de investimentos (conservador, moderado e agressivo), haverá também uma cota para refletir os resultados da carteira BD do Plano.

É importante frisar que as alocações dos recursos de cada parcela (BD e CD) serão realizadas com base em projeções e estudos de viabilidade, como de ALM e CFM, e sempre de acordo com as diretrizes de investimentos contidas na Política de Investimentos do Usiprev.

Entenda mais sobre as diferenças entre as modalidades

Durante a fase de acumulação das reservas, o participante define suas contribuições mensais para a constituição da sua reserva de poupança. Esses recursos são alocados em contas individuais e com aportes definidos. No entanto, no momento da aposentadoria, alguns participantes poderão requerer o benefício mensal de forma vitalícia, como ocorre nos planos BD, ou em prazo certo, como ocorre em um plano CD.

No caso da aposentadoria em prazo certo, com características de Contribuição Definida, no momento da concessão do benefício, o participante pode optar em receber seu benefício em uma renda mensal entre 0,5% a 1,5% do seu Saldo de Conta constituído ao longo da sua vida laborativa ou, ainda, poderá optar por uma renda mensal por prazo determinado, entre 60 e 360 meses. O benefício será reajustado mensalmente com base no retorno dos investimentos do mês anterior ao do pagamento.

O “Participante Fundador”, inscrito no plano até 13 de abril de 2011, além do “prazo certo”, tem a opção pelo benefício vitalício. Neste caso, durante a fase de recebimento do benefício, o Usiprev adotará as mesmas características de um plano da modalidade Benefício Definido, sendo que os valores dos benefícios vitalícios são reajustados anualmente, no mês de março, com base na rentabilidade dos últimos doze meses, deduzida da taxa de juro do plano adotada na data da respectiva concessão do benefício.

WordPress Lightbox