Gestão responsável, tecnologia, autorregulação e ética são alguns dos temas que estiveram em debate
Vinte e quatro pessoas da Previdência Usiminas, entre diretoria, conselheiros, gestores e colaboradores participaram do Encontro Regional Sudeste e Leste, promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – Abrapp, na última sexta-feira, dia 25 de junho.
O Encontro foi on-line e contou com a participação de mais de 830 participantes, entre dirigentes e profissionais. O evento contou ainda com apresentações de dezenas de lideranças do sistema, do mercado de gestão de recursos e representantes de órgãos de fiscalização e regulação para debater os principais temas da atualidade do setor. A abertura do Encontro foi conduzida pelos dirigentes de cada Regional. Na ocasião, também houve um debate com a presença do Diretor Presidente da Abrapp e de representantes do governo.
De acordo com a presidente da Previdência Usiminas, Rita Rebelo Horta de Assis Fonseca, “o Encontro Regional da Abrapp trouxe reflexões valiosas que certamente irão contribuir para aprimorarmos o trabalho da Previdência Usiminas junto aos participantes e assistidos. A participação dos dirigentes, conselheiros, gestores e colaboradores da Entidade foi significativa é motivo de muita alegria, porque demonstra o interesse do nosso time na busca por mais conhecimento, soluções e aprimoramento do nosso trabalho”.
Oportunidades em meio à crise
Durante o Congresso, o Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, destacou o momento virtuoso que o sistema atravessa no cenário atual. “Saímos da estagnação e voltamos a crescer. Ultrapassamos a marca de R$ 1 trilhão em patrimônio após uma recuperação fantástica em 2020”, disse. A rápida recuperação em um cenário de aguda crise foi obtida graças ao alto profissionalismo, resiliência e solidez da governança das entidades.
Para Luís Ricardo Martins, mais do que a recuperação, o sistema tem demonstrado que está aproveitando as janelas de oportunidades para retomar o crescimento em um cenário após a Reforma da Previdência. A Reforma mostrou também que existe uma grande demanda reprimida por planos de Previdência Complementar. Ele também falou sobre o aumento do nível de poupança das famílias brasileiras e apontou o desafio de transformar essas reservas, que foram alavancadas pelo medo da pandemia, mas que o sistema deve criar mecanismos para transformar em planos previdenciários de longo prazo.
Devanir Silva, Superintendente Geral da Abrapp, também reforçou os números positivos do setor durante o Encontro. Para ele, o sistema tem demonstrado capacidade de adaptação e superação da recente crise provocada pela pandemia. Devanir comparou o momento que o sistema atravessava no final de 2019, com destaque para a reversão dos déficits de anos anteriores. A pandemia chegou em março e provocou forte impacto sobre o sistema, com o retorno de altos níveis de déficits em uma crise inédita para o sistema que tinha de enfrentar o impacto financeiro dos mercados, além das dificuldades sanitárias. Assim como o sistema superou um total de 18 crises anteriores, ao longo de 2020 foi possível promover um forte ritmo de recuperação, que permitiu a retomada da situação de superávit agregado de mais de R$ 8 bilhões.
Junto com a crise, destacou o Superintendente Geral, vieram também as oportunidades, que o sistema tem procurado aproveitar. E uma nova janela de fomento, segundo Devanir, será a reforma da lei 109/2001, que deve aprovar novas regras favoráveis ao impulso de crescimento para os planos e número de participantes.
Quer saber mais sobre os painéis e assuntos abordados?
- Clique aqui para saber mais sobre o painel de abertura, na matéria “Encontro Regional Sudeste/Leste destaca diálogo positivo entre Abrapp e associadas com Previc e órgãos de regulação”.
- Clique aqui para acessar a matéria “Gestão responsável, tecnologia, autorregulação e ética estiveram no centro do debate de Encontro Regional”.
- Clique aqui para acessar a matéria sobre “Fomento: Planos família podem chegar a meio bilhão de reais em patrimônio em 2021”.