Será divulgado em breve o novo regulamento do empréstimo. Entre as vantagens está a nova forma de amortização, na qual as parcelas reduzem ao longo do tempo. Além disso, após estudos realizados pelo Comitê de Investimentos, foi aprovada a redução da taxa de juros. A taxa de juro real praticada atualmente é de 0,60% ao mês, acrescida da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, mais as taxas administrativas e de risco, e passará a ser 0,49% ao mês, acrescida da variação do INPC, mais as taxas administrativas e de risco. A taxa administrativa, refere-se ao custeio administrativo do serviço de empréstimo. Já a taxa de riscos é destinada a cobrir o saldo devedor do contratante que porventura venha a falecer durante a vigência do contrato.
Lembrando que é possível fazer a simulação e a solicitação do empréstimo pela internet, dispensando o deslocamento até à Entidade. Todas essas novidades são exclusivas para os participantes da Previdência Usiminas, que têm acesso ao empréstimo com taxas mais baixas do que as praticadas no mercado. No entanto, segundo o gerente de investimentos da Previdência Usiminas, Marco Túlio Cardoso, a busca por esse tipo de crédito deve ser consciente. “Antes de solicitar o empréstimo, é importante refletir se de fato há a necessidade, fazer simulações e adequar o valor do empréstimo ao orçamento doméstico”, esclarece.
Suspensão temporária do empréstimo
Para que as novidades sejam implementadas no sistema, a concessão de empréstimo ficará temporariamente suspensa durante o mês de fevereiro para que se façam as adequações necessárias, bem como as atualizações e testes. A previsão é de que as novidades passarão a valer a partir de março, mas está sujeita à funcionalidade do novo sistema. Para os empréstimos solicitados em janeiro, as novas taxas não serão aplicadas.