Os brasileiros andam sentindo no bolso a alta da inflação. Pesando nisso, trouxemos algumas dicas divulgadas no portal Valor Investe para ajudar você a lidar com esse cenário no dia a dia.
Afinal, um dos objetivos do nosso Programa de Educação Previdenciária e Financeira é ajudar a você a ter mais saúde financeira.
Por isso, confira as dicas a seguir!
1 – Conheça bem os seus gastos
A primeira dica é saber exatamente quanto você ganha e quanto você gasta por mês. Segundo o educador financeiro do C6 Bank Liao Yu Chieh, um bom hábito é anotar tudo que entra e sai, dividindo em categorias como: alimentação, educação, lazer, saúde. Se a conta não bater, o melhor é ver o que pode ser cortado da lista de gastos.
2 – Pesquise os preços
Outra dica é pesquisar os preços antes de efetuar uma compra. Além de comprar por um preço menor, esse hábito também nos ajuda a não comprar por impulso. Afinal, assim ganhamos tempo para pensar naquela compra e analisar se a mesma é pertinente.
3 – Antecipe as compras de itens duráveis e recorrentes
Para quem é assalariado, o educador financeiro aconselha que as compras do mês, isto é, de itens duráveis e recorrentes, sejam antecipadas. Conforme Chieh, é melhor adiantar as compras do mês do que deixar o dinheiro parado na conta enquanto os preços vão ficando mais caros. Por isso, se percebeu que há itens duráveis que estão mais baratos, a ideia é comprá-los logo. Outra dica é comprar esses itens em locais que vendem por atacado, onde esses itens costumam sair mais em conta ao serem comprados pelo preço de atacado.
4 – Antecipe as compras de roupas
A última dica é se planejar para comprar antes as roupas da próxima estação. Afinal, muitos lojistas costumam fazer liquidações para diminuir o estoque de roupas entre uma estação e outra.
Fonte: Valor Investe