Previdência Usiminas

Cenário Econômico

Após um mês de grande volatilidade no mercado financeiro, dezembro seguiu o mesmo caminho com algumas indicações, realizadas pelo presidente eleito, Lula. Os principais nomes esperados pelo mercado eram do Ministro da Fazenda e o Presidente do BNDES. Fernando Haddad foi nomeado para a Fazenda e Aloísio Mercadante para o BNDES, nomes já conhecidos pelos brasileiros e que não agradaram investidores financeiros.

A PEC da Transição foi aprovada pelo Congresso e Senado. A proposta permite ao novo governo aumentar em R$ 145 bilhões o teto de gastos para bancar despesas como o Bolsa Família, o Auxílio Gás e a Farmácia Popular.
A inflação registrada no mês, medida pelo IPCA, foi de 0,62%, muito acima das expectativas do mercado, que eram de 0,44%. O IPCA fechou o ano com alta de 5,79%, ficando fora da meta estabelecida de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 pontos. O INPC registrou alta de 0,69%, acumulando alta de 5,93% no ano.

Já no mercado acionário, o Índice Bovespa, da B3, registrou queda de 2,45% no mês de dezembro e fechou o ano de 2022 com modesta alta de 4,69%. Após os vários anúncios feitos pelo novo governo, o mercado de ações permanece volátil com a incerteza sobre medidas tomadas e como elas irão impactar o cotidiano das empresas e dos investidores.

Rentabilidade dos perfis

Conservador

O mês de dezembro foi marcado por aumento da percepção de risco no Brasil devido à preocupação com o lado fiscal do país, o que levou o mercado a exigir mais prêmio elevando a curva de juros, sobretudo na parte longa, o que impactou negativamente os títulos indexados à inflação e os pré-fixados de maior duração. Por outro lado, os títulos atrelados ao CDI performam melhor nesse cenário de taxa Selic mais alta e os títulos indexados curtos se recuperaram após a sinalização de que a desoneração dos impostos nos combustíveis permaneceria por mais um período, aliviando as perdas apuradas no decorrer do mês.

Com isso, o perfil conservador apresentou rentabilidade de 0,93% no mês de dezembro, finalizando o ano de 2022 com rentabilidade de 11,67% contra variação de 8,87% da meta do plano.

Moderado e Agressivo

O perfil moderado apresentou rentabilidade positiva de 0,19% no mês, impactado principalmente pelo resultado do segmento de renda variável, que representa 20% da carteira. A carteira de renda variável desvalorizou 2,64%, contra o Ibovespa, que apresentou queda de 2,45%. O segmento de renda fixa foi destaque positivo .Já o segmento de estruturados e investimentos no exterior foram prejudicados pela alta volatilidade dos ativos. Em 2022, a rentabilidade acumulada do perfil moderado foi de 9,87%.

Já o perfil agressivo teve rentabilidade negativa de 0,52% no mês, também afetado pelo resultado do segmento de renda variável, que representa 40% da carteira do perfil. O perfil agressivo fechou o ano acumulando rentabilidade positiva de 8,37% contra variação do Ibovespa de 4,69%.

Ressaltamos que os investimentos realizados nos planos de previdência complementar, pela sua natureza, são de longo prazo. Portanto, no curto prazo é comum acontecerem variações. Por isso, o mais indicado é avaliar o retorno em janelas de tempo maiores.

Para visualizar as cotas do Cosiprev, clique aqui.
WordPress Lightbox